Vantagens ​​​​​​​de Automatizar o Processo de Vendas

Automatizar o processo de vendas é fundamental para melhorar a produtividade da área comercial. Entretanto, é importante saber que regularmente ele precisa de aprimoramento e aplicação de acordo com as características de cada produto ou serviço, do time, da organização e do perfil dos clientes.

Por isso, investir em ferramenta tecnológica torna possível ganhar agilidade e otimizar o tempo dos vendedores para que eles tenham foco em vender e atender as necessidades do cliente

Se você tem dúvidas de como automatizar seu processo de vendas, continue a leitura deste artigo. Nele, vamos falar mais sobre esse tipo de tecnologia e quais as vantagens de implantá-la. 

Por que automatizar os processos?

Manter-se atualizado diante do mercado é essencial para ter competitividade. Sua concorrência pode estar muito à frente se você não for mais ágil e mais produtivo. Afinal, estar atento a todas as mudanças e inovações da sua área  mostra ao cliente que você se preocupa em oferecer o que há de melhor a ele. Por isso, a automação não é mais uma questão de escolha e sim de necessidade.

Ao investir em automatização, os processos ficam mais claros e objetivos impactando diretamente nos resultados. Quando os processos passam a contar com tecnologia, a produtividade aumenta e consequentemente a lucratividade do negócio também.

Como automatizar o processo de vendas?

Cada empresa tem um perfil de negócio e essa análise deve ocorrer antes de automatizar os processos de vendas. No caso do produto ou serviço ser ofertado por valores baixos, normalmente o custo de aquisição é menor e por isso é importante investir no processo de autoatendimento. Portanto, opte por automatizações que permitam que o cliente encontre sozinho as informações necessárias para tomar a decisão de compra..

Se a solução exigir um pouco mais de investimento, o processo de tomada de decisões já exige uma interação humana e não somente automatizada. Nesse caso, é importante sanar as dúvidas que podem impedir que o cliente feche o negócio.

Já para produtos e serviços onde o valor ultrapassam R$300,00 ao mês, a interação com uma atendente/vendedor humano deve ser maior. Mesmo aqui, muitas etapas podem ser automatizadas, como por exemplo a geração de leads.

E por fim, se a oferta tiver alto valor , é importante ter mais atenção ao automatizar o processo de vendas. Nesse modelo de negócio, a complexidade de vendas é bem alta e por isso exigirá contatos presenciais em várias fases das tomadas de decisões, com envolvimento do time em todos os estágios.

Quais processos devem ser automatizados?

A automação deve ter foco em atividades mais operacionais e de repetição. Geralmente, são processos que não necessitam de ação humana e podem ser substituídos por sistemas que realizam tarefas com mais agilidade e de forma mais fácil. Por exemplo: coleta de informações e estrutura de dados, envio de e-mails, ligações prontas etc.

Outro procedimento que pode ser automatizado é o marketing. Com o objetivo de educar seus leads e atrair cada vez mais oportunidades de negócio, é possível automatizar fluxos de nutrição, blogs, sites, dentre outros.  Além disso, pode também incluir o pós-venda, para garantir  o bom relacionamento e a fidelização. Isto é, é importante automatizar todos os procedimentos que facilitem a trajetória do cliente para que ele possa avançar sozinho no processo.

Quais as vantagens em automatizar o processo de vendas?

Primeiramente, um dos benefícios da automação é deixar o time de vendas com mais tempo para fechar negócios. Assim, as atividades que não exigem inteligência podem ser realizadas por softwares especializados. Através da otimização do procedimento, algumas etapas não precisam ser realizadas e o resultado é a melhora na produtividade, diminuição de custos e o crescimento da empresa.

Além disso, com a automatização do processo de vendas, torna-se mais fácil reconhecer e atrair os potenciais clientes de forma mais estratégica. Ademais, outra vantagem é poder acessar os dados com mais rapidez e segurança, e isso diminui a chance de erro, permite mais agilidade na resposta dos orçamentos, melhorando a qualidade do atendimento e agregando ainda mais valor ao produto. 

O funil de vendas pode ser automatizado? 

Sem dúvidas, o funil de vendas não só pode como deve ser automatizado. Afinal, ele é extremamente importante já que é o caminho que o lead percorre desde a identificação do problema até a compra. Assim, conduzir essa trajetória manualmente limita o número de leads que o time conseguirá  conduzir.

Com o funil automatizado, o alcance do número de interessados se torna maior, elevando a geração de leads. Entretanto, para fazer essa automatização, os vendedores devem estar preparados e o negócio deve estar estruturado para receber esse impacto no crescimento da empresa.

Resumindo, automatizar o processo de vendas é essencial para qualquer negócio, pois aumenta a produtividade da equipe, diminui os custos, ajuda no relacionamento e fidelização dos clientes e garante o crescimento do negócio. Se você precisa de uma consultoria especializada em vendas, nós da Nerus Sales também podemos te ajudar a montar o seu time de prospecção e vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

About Nerus Sales