Sua empresa tem uma rotina de vendas?

Ter uma rotina de vendas é fundamental para otimizar o trabalho da equipe e potencializar os resultados. Ao adotar essa prática, além de ter processos mais organizados, o gerenciamento das tarefas se torna mais assertivo e eficaz. 

Mesmo a área comercial contando com sistemas de automação de vendas e fazendo uso de boas técnicas não é o bastante para planejar as atividades de forma coesa e melhorar os processos. 

Para te auxiliar nesta jornada, neste post vamos mostrar algumas dicas para que você consiga implementar uma rotina de vendas em sua empresa  e consequentemente melhorar o desempenho de sua equipe de vendas.

Seu funil de vendas deve ser bem estruturado

Primeiramente, o ideal é que você organize seu funil de vendas e determine cada estágio das etapas comerciais. Afinal, uma rotina de vendas precisa de processos bem alinhados e organizados.

O objetivo do funil de vendas é realizar a prospecção e qualificação de leads. Ademais, tornar possível o planejamento dos próximos passos para levar o prospect do topo ao fundo do funil, onde poderá fechar uma venda.

A base do funil tem como início a jornada do cliente. Para isso, se imagine no lugar do seu público e mapeie o que precisa fazer em todos os estágios. Assim é possível definir qual a melhor forma de abordagem na fase de pós-venda. 

Ao determinar a jornada, elabore fases e metas que seu time de vendas deve seguir e conquistar. Esses estágios servem como direcionar os leads até a concretização da venda.

Potencialize o trabalho do seu time

Não adianta ter uma equipe de vendedores experientes e qualificados e não disponibilizar ferramentas para potencializar seus resultados. Afinal, ter acesso a recursos que auxiliem de forma eficiente a melhorar a performance do time é essencial para definir e manter  a rotina de vendas.

Para ajudar seus vendedores a trabalhar melhor, a empresa precisa investir em ferramentas e em formas de garantir acesso aos dados relevantes. Além do mais, é importante apostar em plataformas como CRM para centralizar as informações e facilitar o acesso aos históricos dos clientes. A automatização de alguns processos também é essencial para que vendedores ganhem tempo para focar nas negociações.

Saiba que investir em soluções tecnológicas melhoram muito a rotina de vendas e a eficiência dos colaboradores. Uma equipe que trabalha com acesso às informações em um funil de vendas fazendo uso de um sistema próprio, é muito mais produtiva.

Rotina de vendas depende também de vendedores capacitados

Uma rotina de vendas de sucesso é quando seus colaboradores são capazes de realizar as atividades da melhor maneira possível. Por isso, oferecer treinamentos regularmente é uma das melhores alternativas de melhorar seus resultados  e a produtividade do comercial.

Para a implantação de novos processos e ferramentas dentro de uma empresa, é importante que o time se prepare para essas mudanças. Portanto, disponibilizar treinamento com foco em desenvolvimento e aprimoramento de habilidades para vendas é essencial.

Assim, torna-se mais ágil o processo de adaptação às mudanças e diminui o impacto das atualizações nos resultados.

Atualização, conhecimento e disciplina são fundamentais para que haja uma rotina de vendas que todos adotem. Portanto, invista em treinamento e capacitação da equipe de vendas.

Dedique-se ao follow up

Um processo de vendas não acaba quando o cliente compra, existe mais uma etapa muito importante que é o pós-venda. A retenção e fidelização de clientes ocorre devido às ações de follow up, que devem estar inseridas na rotina de vendas. 

Por isso, é importante definir as etapas e as ações que correspondem ao sucesso do cliente. Portanto, deve assegurar que a experiência que ele teve com a aquisição foi satisfatória.

No caso de empresas B2B, que oferecem Software as a Service, é importante acompanhar se os clientes estão utilizando a ferramenta da maneira correta. Portanto, se esse for seu caso, faça um fololow up ainda mais próximo e verifique se o seu serviço atende as expectativas do seu cliente.

Ações de marketing devem fazer parte da rotina de vendas

Muitas empresas esquecem que a área de marketing é imprescindível para o sucesso da área de vendas. Deve haver alinhamento entre ambos os times para que seja possível alcançar os resultados. Isto é, ao investir em estratégias de marketing, tenha certeza que o time de vendas está preparado para inseri-las na rotina de vendas. 

Normalmente, o marketing realiza ações através de redes sociais, eventos, promoções, Outbound e Inbound Marketing, entre outros. Por isso, o time de vendas tem que estar sempre atento e capacitado para atender qualquer volume de demanda.

A sinergia entre os times é muito importante, pois caso contrário, o time de vendas pode receber uma enxurrada de contatos e prejudicar todo o planejamento. Além disso, terão que deixar a rotina de vendas de lado para se dedicar somente às novas ações. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a rotina de vendas em uma empresa, conseguirá ter novos insights para implantar novos processos na sua área também.

Caso precise de uma consultoria especializada em vendas, nós da Nerus Sales podemos te ajudar. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

About Nerus Sales