Rotina de Vendas: veja como implementar na sua empresa

Muitos profissionais sabem que ter uma rotina de vendas é essencial para melhorar a produtividade do trabalho. Mas, você sabe como implementar na sua empresa? Ainda há muitas dúvidas sobre como investir em processos e ferramentas que ajudem a melhorar a realização das atividades diárias.

O que deve ficar claro é que para alcançar bons resultados é preciso foco, disciplina e organização. Por isso, ao adotar uma rotina de vendas é importante  que todos se adaptem ao dinamismo e resiliência que uma mudança exige. Dessa forma se torna mais viável contornar os desafios que possam surgir ao longo do processo. 

Por isso, neste post, vamos dar algumas dicas de como implementar a rotina de vendas de uma forma eficiente e assertiva. Mas, saiba que é necessário adaptar esse processo de acordo com as características e particularidades da empresa. 

Para ter uma rotina é fundamental ter um bom processo de vendas 

A base para uma rotina comercial funcionar é um processo de vendas bem alinhado, com etapas e atividades bem definidas. O processo auxilia os representantes de vendas a otimizarem suas tarefas, a organizarem suas agendas, e ainda evita que questões relevantes deixem de ser abordadas durante uma negociação.

Dicas para implantar uma rotina de vendas

Faça prospecção diariamente

Primeiramente, a prospecção deve fazer parte da rotina de vendas. Afinal, quanto mais você prospecta, mais aumentam as chances de novas oportunidades para fechar um negócio. Caso, alguma negociação fracasse, é importante já ter um novo alvo para focar. 

Os vendedores que normalmente têm as melhores performances são os que dedicam uma boa parte do tempo de trabalho realizando prospecções de novos contatos. Portanto, dedique uma boa parte do seu dia fazendo prospectando!

Qualifique o lead de forma assertiva

O modelo tradicional de vendas era aquele que o vendedor fala muito e escuta pouco, mas saiba que esse método já não é mais eficiente quanto antes. Hoje em dia, os potenciais clientes e atuais clientes querem ser ouvidos também. Por isso, o  profissional que se atenta a isso, estará mais preparado e  apresentará os melhores resultados já que ele tem a capacidade de ouvir atentamente. Isto é, le consegue descobrir as dores, desejos e desafios do cliente e ao fazer isso ele consegue estreitar o contato e criar conexão.

Ao ter uma escuta ativa e deixar o consumidor falar, fornece ao vendedor informações que possam ajudar na negociação ou mostrar que aquele lead ainda não está preparado para receber uma abordagem comercial.

Tenha um modelo de apresentação de propostas

O momento de apresentar a proposta é bastante importante e por isso pede atenção e cuidado. Mas, antes de apresentar, é preciso elaborar e essa é uma etapa que exige repetição e aprimoramento. Normalmente as apresentações comerciais falam muito do produto ou serviço, mas aborda pontos que mostram como ele é capaz de atender as necessidades de quem está com a intenção de comprar.

Para ajudar com essa questão, é preciso elaborar um modelo eficiente de proposta. Esse modelo servirá de guia para todos os vendedores e cada só precisará preencher com as informações do cliente e a descrição da proposta, mas sempre seguindo uma estrutura previamente planejada, garantindo que nenhum detalhe importante fique de fora. 

Não se esqueça do follow up

Muitos acham que após a realização da venda o trabalho com aquele cliente acabou. Porém, fazer o follow up é uma das etapas mais importantes do processo e que deve ser incluída na rotina de vendas. 

O primeiro follow up ocorre depois de enviada a proposta, e é o momento em que o vendedor entra em contato com o potencial cliente para saber se ele já tem um posicionamento sobre a proposta e se o negócio será fechado. Nesse follow up, o tempo tem papel fundamental.

Outro ponto importante é manter contato com o cliente após o fechamento da venda. Assim, demonstra que você tem interesse em saber como está sendo a experiência dele com a aquisição. Na rotina de vendas, o vendedor deve planejar um tempo para a fidelização do cliente. Portanto, é necessário que o gestor Institua que a equipe de vendas entre em contato de tempos em tempos com clientes, para saber se está tudo bem com a solução comprada e se precisam de alguma orientação ou ajuda.

Tenha metas claras e atingíveis

Todo profissional precisa de estímulo e propósito para alcançar bons resultados e uma forma de proporcionar isso é definir metas de forma clara e objetiva. Incluir alcance de metas na rotina de vendas vai deixar o time muito mais engajado no processo.

Para que todos participem, é importante dividir a responsabilidade da definição das metas com os vendedores. Você pode apresentar os dados, explicar as projeções e, garantir que as metas são possíveis de serem atingidas. Isso faz com que o processo fique claro e entendam porque aquela meta específica precisa ser alcançada.

Foque na disciplina e na capacitação

O processo de vendas se torna mais difícil quando não há disciplina e engajamento. Por isso é fundamental permitir alinhamentos e o compartilhamento de decisões. Afinal, um time de vendas que trabalha com o mesmo propósito, consequentemente  melhora a experiência do cliente como um todo.

Outro fator importante que deve ser considerado em uma rotina de vendas é a inclusão de ações de melhoria e capacitação do profissional. 

Procure estimular os vendedores a definirem um objetivo de desenvolvimento regularmente. Pode ser aprender uma nova técnica de venda, explorar o uso de alguma ferramenta comercial, fazer um curso voltado para a área comercial, entre outros.

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