Por que contratar uma consultoria em Outbound Marketing?

Com clientes cada vez mais exigentes e um mercado em expansão, uma consultoria em outbound marketing nunca foi tão necessária. Afinal, os consultores são profissionais que atuam de forma estratégica, além disso, entendem que é necessário customizar cada vez mais os projetos, realizar imersões, diagnósticos, implementação e acompanhamento de acordo com a necessidade de cada empresa.

Através dessa atuação cada vez mais abrangente e requisitada, a consultoria se tornou um trabalho de especialistas em áreas de atuação específicas. Com o aumento do detalhamento e entendimento sobre os processos, os consultores se tornaram, cada vez mais, especialistas nas suas áreas de atuação. Isto é, tornou-se uma atividade muito valorizada.

Para te ajudar a entender sobre uma consultoria em outbound marketing e quando contratá-la, continue a leitura deste artigo. Confira!

O que é Outbound Marketing?

Trata-se de um processo de prospecção ativa com a finalidade de abordar clientes em potencial que correspondem ao perfil de cliente ideal da empresa. 

O processo de Outbound surgiu com o intuito de acabar com o trabalho dos profissionais que atuavam com “Cold Call”( ligações para oferecer uma solução específica). Além disso, facilitou também a etapa para conseguir chegar no contato certo, e no tempo de convencer o prospect a comprar.

Afinal, para manter a boa saúde financeira de uma empresa, é necessário que ela venda sempre. É nesse momento que entra o Outbound Marketing. Ao investir nessa estratégia, é possível que seja de forma direta no contato, utilizando ferramentas tecnológicas como  Whatsapp ou telefone do contato decisor. A partir daí, é oferecer a solução de uma forma matadora, fechar uma venda ou manter um relacionamento para tentar fechar negócio em um futuro próximo. 

A importância de uma consultoria em Outbound Marketing

Podemos dizer que Vendas Outbound e Outbound Marketing são termos relativamente novos e por isso ainda há poucos especialistas no assunto.

Sendo assim, a mão de obra qualificada se torna mais escassa e, consequentemente, dificulta a busca por esses profissionais.

Sabemos que muitas empresas não têm interesse ou não conseguem investir em uma consultoria de Oubound Marketing e acabam direcionando este trabalho para algum funcionário interno ou contratando ajuda de terceiros não especializados.

Ao adotar essa estratégia de envolver um profissional do próprio time, podem surgir alguns contratempos. Afinal, além de realizar esse trabalho de um consultor interno, ele mantém suas outras atividades em andamento, e por isso não conseguirá evoluir com a mesma agilidade e qualidade de alguém contratado somente para isso. 

Por isso, ao contratar uma consultoria em Outbound Marketing, é possível acelerar a aprendizagem e o crescimento da empresa através de consultorias e treinamentos. Uma equipe especializada irá direcionar sua empresa, fazendo com que se evite erros e melhorando a performance e gerando resultados mais satisfatórios. 

Sabemos que é possível tentar fazer esse trabalho sozinho, mas nada como a experiência de quem sabe fazer para garantir um melhor desempenho e em menor tempo. 

Como uma consultoria em Outbound Marketing é realizada?

Geralmente, uma consultoria em Outbound Marketing possui um processo que envolve algumas etapas importantes. Veja a seguir como elas são divididas:

Etapa 01 – Diagnóstico

Primeiramente é feita uma uma imersão para o conhecimento profundo de campo dos processos da empresa e no segmento em que ela está inserida. Os consultores estudam a empresa e analisam os processos que funcionam e sugerem correções e melhorias.

Para realizar essa etapa, é comum que o consultor acompanhe o time interno e conheça a rotina da empresa e se for o caso de algum departamento em questão. Ao término desse período, o consultor faz um relatório com detalhes sobre o diagnóstico. 

Etapa 02 – Implementação

Após a fase de levantamento do diagnóstico, e com todos os dados em mãos, começa a etapa de implementação e otimização de processos. Uma dica valiosa é que devem fazer esse trabalho juntamente com o time interno da empresa, onde reuniões e capacitações serão importantes.

Geralmente, é a fase que demanda mais tempo de execução pois impacta diretamente no andamento da empresa. Entretanto, os resultados mais efetivos mudam de acordo com o ciclo de vendas da empresa e a sazonalidade do mercado em que atua.

Etapa 03 – Acompanhamento

Ao realizar todo o trabalho de implementação, chega o momento de acompanhar o que foi feito. Para assegurar que a empresa tenha um bom ROI  “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”, é fundamental que o consultor ajude o gestor da companhia a acompanhar os KPI’s e realizar as alterações necessárias. Porém, é importante que essas correções não desorganizem o processo como um todo. 

Essa fase de acompanhamento pode variar dependendo do ciclo médio de vendas da empresa. Após a implementação,  é ele que indica o resultado do processo.

Gostou de saber mais sobre como funciona e a importância de contratar uma consultoria em Outbound Marketing? 
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