Final do ano: veja 5 dicas para aumentar as vendas

Fim de ano é um excelente momento para aumentar suas vendas, além de ser uma boa oportunidade também para conquistar novos clientes

Sabemos que a criação de estratégias comerciais para alavancar as vendas deve ser feita regularmente, mas a questão é que nesse período as pessoas estão mais propensas a gastar.

Nessa época do ano, há troca de presentes entre familiares, entre colegas de trabalho, amigo secreto, etc. Entretanto, mesmo sendo um período promissor para as vendas, há muita concorrência pensando e agindo da mesma forma e isso pode tornar a venda mais trabalhosa. 

Sendo assim, um bom plano de vendas feito previamente, é fundamental para que as metas traçadas sejam alcançadas de forma eficiente. Portanto, aproveite para verificar os processos internos, estudar seu público alvo e acompanhar a concorrência.

Se você não sabe muito bem por onde começar e está com dúvidas, fique tranquilo! Separamos 5 dicas para que você possa aumentar suas vendas nesse final de ano de forma estratégica e que traga resultados positivos. 

1- Procure aumentar as vendas através de uma meta alcançável

Não adianta querer aumentar as vendas de forma aleatória sem definir uma meta possível de ser alcançada nesse período.

A definição de um objetivo ajuda a deixar claro onde você deseja chegar. Isto é, ao fazer esse exercício, torna-se mais tangível o alcance do resultado. Além disso, servirá também como comparativo para providenciar seu estoque. 

Ter uma meta em mente, ajudará a elaborar o planejamento de forma mais assertiva e também nas demais estratégias corporativas. 

Se sua empresa é nova e não possui histórico de vendas, defina qual o valor que você deseja lucrar. Deixando claro que esse número deve ser condizente com a realidade do seu negócio. Porém, se você já está no mercado há um tempo e possui experiência no ramo, faça uso do indicador de cálculo da média de vendas do ano passado e faça uma projeção baseado nesse valor. Vale ressaltar que estamos vivendo em um ano atípico e isso deve ser considerado, afinal pode impactar nos resultados.

2 – Amplie sua opções 

Geralmente as empresas miram somente nos clientes grandes porque acreditam que terão melhores retornos financeiros. Mas, um grande erro cometido pelas corporações é não criar estratégias para vender para as médias e pequenas empresas também.

Empresas de menor porte também podem ser clientes rentáveis que podem ajudar a aumentar suas vendas e  expandir o reconhecimento e aceitação da marca.

Para isso, realize um levantamento na sua base e verifique os possíveis compradores, independente do porte da empresa. Faça uma avaliação e verifique se a sua solução pode atender as necessidades do público destas empresas. 

Caso haja fit entre a sua empresa e o seu cliente, faça o contato e tente criar um relacionamento com quem possa ter interesses parecidos.

3 – Foque na prospecção de novos clientes

Manter relações comerciais com quem já é cliente é bem mais fácil pois não requer tempo nem investimento. Entretanto, o mercado possui cada vez mais concorrentes e contar somente com os atuais clientes para gerar receita pode ser uma estratégia bem arriscada. 

Para ampliar sua base de clientes e gerar novos negócios é preciso disposição e organização. Mas, nada melhor do que poder contar com novas oportunidades para aumentar suas vendas e alcançar sua meta.

Se sua empresa possui uma área de pré-vendas, conte com ela para receber leads qualificados. Assim, ficará mais fácil ele evoluir no funil de vendas e converter mais rápido. 

Caso não haja um pré-vendedor que faça esse trabalho,  crie conteúdos valiosos para as pessoas interessadas na sua empresa chegarem até você.

4 – Apresente o valor agregado da sua solução

Muitas pessoas na hora de comprar focam no preço e não se preocupam muito com a qualidade nem com as vantagens do seu produto ou serviço. Entretanto, evite fazer uma abordagem baseada somente em preço. Afinal, muitos concorrentes utilizam essa estratégia e, é por isso que você tem que se diferenciar e mostrar que o que a sua empresa oferece possui valor agregado além de preço. 

Vença as possíveis objeções de vendas e mostre para o cliente todas as características e diferenciais que a sua solução oferece. Ao demonstrar que o seu produto ou serviço consegue atender às necessidades dele, suas chances de fechar negócio e aumentar as vendas serão muito maiores.   

5 – Você pode aumentar as vendas também com divulgação

Ações de prospecção costumam gerar bastante resultado para a empresa. Mas, esse é o momento de contar com todas as ferramentas para aumentar as vendas no final do ano. 

Fazer com que a empresa seja conhecida por inúmeras pessoas pode alavancar os negócios de forma expressiva. Para isso, utilize estratégias de Outbound e Inbound Marketing e faça um planejamento de divulgação da sua marca. 

Faça uso das redes sociais da empresa e realize campanhas de atração através de conteúdos interessantes para seu target. 

Procure fazer disparos de e-mail marketing e utilize também o Whastapp para entrar em contato com seus clientes de forma mais rápida. 

Esteja onde seu público está. Ao tornar sua empresa conhecida, haverá engajamento e isso potencializará as chances de vendas. 

Agora que já viu nossas 5 dicas para aumentar suas vendas no final de ano, coloque o aprendizado em prática. Faça um planejamento estruturado, crie metas e defina prazos para cumprir cada etapa do plano de vendas.

Seguindo esses passos, você alcançará seus objetivos e ainda poderá conquistar bons resultados inclusive para o ano que vem.

Se você tem interesse em conhecer algumas formas de potencializar seu processo de vendas, clique aqui.

About Nerus Sales