Estratégias de vendas: como aplicar na sua empresa

Ter estratégias de vendas é muito importante para qualquer empresa. Porém, há muita confusão entre estratégia e técnica de vendas. Podemos dizer que estratégia de vendas é uma orientação corporativa que auxilia na conquista das metas de maneira mais assertiva. 

Quando falamos em técnicas de vendas, se trata de métodos habilidosos que cada profissional utiliza para atingir as metas estratégicas da empresa. 

Para definir suas estratégias de vendas, é preciso saber quais são suas fases e como elas são definidas. Geralmente, elas são divididas em etapas e conforme for o funil de vendas e o ciclo de vida do produto ou serviço, elas podem ser usadas de formas combinadas ou separadamente.

As estratégias de vendas são: Encontrar seus clientes com perfil ideal de compra, conquistar esses clientes, fidelizar os clientes conquistados e gerar a recompra aos clientes conquistados.

Com o intuito de você conhecer melhor as etapas das estratégias de vendas, a seguir vamos abordar sobre cada uma delas para que você possa aplicar na sua empresa. 

As etapas das estratégias de vendas

Basicamente, as estratégias de vendas são classificadas em encontrar, conquistar, manter/fidelizar e aumentar as vendas para seus consumidores. 

Cada um desses estágios tem uma meta estratégica e possui características distintas para atingi-las. Ou seja, a chave para o sucesso é saber escolher a melhor estratégia para cada situação e aplicá-la de forma correta para que seja possível colher bons resultados.

Continue a leitura do artigo e confira cada uma dessas estratégias de vendas. 

Estratégias de vendas para encontrar clientes com perfil ideal de compra

Uma maneira de encontrar e atrair os clientes em potencial é realizar ações de outbound e inbound marketing. Isto é, fazer o uso de meios de comunicação e marketing on e offline. Propaganda em tv, rádio, promoções via e-mail marketing, concursos em redes sociais, são algumas das possibilidades de você gerar interesses no seu público alvo e trazê-los para perto de você.

Assim, você pode utilizar ambas estratégias. Desse modo, você pode optar por fazer ações em mídias de massa para atrair seu público alvo para seu ponto de venda ou para entrar em contato com você, seja por whastapp ou e-mail, por exemplo. Essas ações são esforços de marketing mas que ajudam diretamente a área de vendas. 

Uma excelente maneira de aumentar sua base de clientes com pessoas que tenham um bom perfil de compra é atrair bons leads. Em outras palavras, é preciso realizar alguma ação em que você consiga alguns dados pessoais, para depois realizar um contato mais aprofundado. 

Estude seu cliente

Mas antes disso, é importante estudar a empresa e entender qual é o perfil dos bons clientes que você já tem. A partir disso, você analisa os comportamentos e características semelhantes entre eles e consegue traçar o perfil de cliente potencial. 

Em segundo lugar, você deve segmentar esse perfil, de forma que fique claro todos os detalhes desse lead. Quanto mais você souber sobre ele, mais fácil será a  abordagem e a conquista desse cliente

Uma forma de ter acesso a essas pessoas com perfil ideal é fazendo uma listagem de pessoas e/ou empresas que tenham fit com esse perfil. Essa ação pode ser feita através de seus contatos comerciais, redes sociais, base de clientes, etc. Mas, antes de fazer o primeiro contato, procure se informar sobre cada um deles e depois apresente a solução que sua empresa oferece e que atendam as necessidades dele. 

Você pode fazer o uso também do marketing de atração ou de conteúdo para trazer esse lead até você. 

Nesse caso são criados conteúdos relevantes para gerar interesse no seu público e atraí-lo até você. Em resumo, você oferece um material rico (e-books, infográfico, planilhas, webinars, etc) e em troca a pessoa recebe mediante o envio de informações pessoais para que o vendedor possa entrar em contato futuramente.

Estratégias de vendas para conquistar o cliente ideal

Tendo em vista que as estratégias para encontrar o cliente foram colocadas em prática, chegou o momento de conquistar esse cliente.  De fato, esse é o momento de provar que seu produto ou serviço vai atender suas expectativas e pode resolver os problemas deles.

Primordialmente, é nessa fase que será preciso aplicar as técnicas de vendas. Nessa fase, é fundamental fazer um atendimento consultivo e ter o foco sempre no cliente. Se colocar no lugar dele e saber ouvi-lo atentamente, podem ajudar no momento da negociação. Lembrando que uma venda nunca deve ser forçada e sim conquistada de forma profissional e honesta, afinal o cliente sair satisfeito é o mais importante. 

Estratégias de vendas para fidelizar e para aumentar vendas para quem já cliente

Vamos falar sobre essas duas estratégias de uma vez só, pois normalmente elas são aplicadas em conjunto. Afinal, a chave do sucesso da área de vendas é o de ferramentas estratégicas e o marketing de relacionamento.

Deve ficar muito claro que o ideal é a empresa conhecer muito bem seu cliente e buscar sempre se antecipar às suas necessidades. Pois, o mercado é bastante concorrido e sair na frente pode fazer uma grande diferença na geração de resultados. 

Sabendo quem é seu cliente ideal, e oferecer a ele a solução certa, no momento da jornada de compra correta e através do canal de comunicação certo, suas chances de conversão são muito maiores. 

Adotar essas estratégias de vendas farão com que o cliente perceba que sua empresa atende às necessidades dele e se interessa por ele. Afinal, estará sempre acompanhando suas dores e oferecendo as melhores soluções para cada situação.

Tenha em mente que é imprescindível fidelizar seus clientes e torná-los apreciadores da sua marca. Assim, além de serem compradores, eles passarão a indicar sua empresa para outras pessoas, pois já tiveram uma ótima experiência. Se você tem interesse em conhecer algumas formas de potencializar seu processo de vendas, clique aqui.

About Nerus Sales