Estratégias comerciais para o varejo: veja estas 7 dicas

As estratégias comerciais para aumentar as vendas no varejo são fundamentais para manter a competitividade e garantir bons resultados. Afinal, o setor varejista está cada vez maior e novas marcas surgem todos os dias. 

Entretanto, mesmo com a grande concorrência e o cenário atual de crise que estamos vivendo, é possível escalar as vendas e aumentar o lucro da empresa. Diante de tantos desafios, é preciso planejamento e alternativas inovadoras. Mas, nunca se esqueça de analisar sempre os que os seus concorrentes estão fazendo. 

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre 5 dicas sobre estratégias comerciais, como aplicá-las no varejo e ter mais sucesso nos negócios.

1. Procure conhecer bem o seu público

Primeiramente, saiba que saber bem quem é seu público e quais são seus interesses é fundamental em qualquer estratégia. Afinal, ao saber quem é seu potencial cliente, fica mais fácil elaborar ações mais assertivas para criar um relacionamento e conseguir fechar negócio. 

2 – Defina metas

A definição de metas é imprescindível para que qualquer estratégia funcione de forma eficiente e no varejo isso não é diferente. Por esse motivo, procure definir o percentual de crescimento que a sua empresa deseja alcançar, analise se é uma meta alcançável e qual o potencial produtivo da empresa e depois estabeleça o que será necessário para alcançar alcançar os resultados esperados.

3- Realize um bom atendimento

Investir em treinamentos e capacitações para sua equipe é muito importante para ter um bom atendimento. Seu time de vendas deve ser bem informado, cordial e proativo. Além disso, é muito importante que os vendedores saibam realizar atendimentos consultivos e de forma personalizada, buscando sempre entender as dores e necessidades do consumidor. 

Ademais, os vendedores devem estar sempre atentos e devem evitar que o cliente espere por um retorno quando fizer contato. Hoje em dia ser ágil e responder o mais breve possível pode fazer toda a diferença , pois enquanto o cliente aguarda seu retorno, talvez outras empresas concorrentes já tenham respondido e assim perde-se uma boa oportunidade de fazer negócio.

4- Faça uso de divulgação e tenha visibilidade

Para vender mais no varejo, é importante que seu público saiba que sua empresa existe. Para isso, faça o uso de ações de marketing para divulgação e explore os  canais de comunicação para atrair e conquistar seus potenciais clientes. Aproveite o poder das mídias sociais e utilize essas ferramentas para promover a sua marca na internet.

5 – Faça uso do senso de urgência

Geralmente, as pessoas tendem a se interessar mais quando o que elas desejam pode se esgotar ou quando aquela promoção imperdível é limitada. Por isso, em algumas ações criar no seu cliente a necessidade de urgência em uma aquisição. Entre as estratégias mais utilizadas está a oferta de algo diferenciado e com data final para terminar. O cliente precisa ter a noção de que sua solução é uma ótima oportunidade e o gatilho de urgência vai ajudar bastante.  

Entretanto, o potencial cliente quer ter a real sensação de que está tendo vantagem, isto é, sua oferta não pode ser enganosa. Caso contrário, o efeito será inverso e você terá perdido ocliente. 

6- Fidelize o seu cliente

Conquistar um novo cliente não é tarefa fácil para o setor comercial, pois além de ser trabalhoso, é preciso muito investimento em prospecção, nutrição e pós-venda. Portanto, buscar a fidelização de quem já é cliente torna-se uma estratégia bastante vantajosa para o varejo. 

Recorrer a essa estratégia torna-se mais fácil, pois este cliente já comprou da sua empresa e já foi convencido de que sua solução era boa para ele, basta mantê-lo por perto. Dessa maneira, é importante dedicar tempo e investimento em um bom pós-vendas para que ele se sinta satisfeito com a experiência. 

7 – Pós-venda eficiente

Como dito no tópico acima, o pós-venda pode agregar muito no processo de vendas, pois novas oportunidades podem surgir de quem já adquiriu seu produto ou serviço. Quando há uma boa experiência, são esses clientes que irão indicar você para outras pessoas. Por isso, é importante realizar um bom atendimento e manter contato para que não se esqueçam de você e de sua empresa. 

Seu ciclo de vendas não acaba quando você vende sua solução. Além disso, é preciso manter a relação que foi criada para que o cliente lembre de você em compras futuras. Válido também saber como está sendo a experiência dele com seu produto ou serviço para que possa assegurar que o mesmo está satisfeito com a aquisição feita. Caso ele esteja tendo dificuldades, seja atencioso e tende ajudá-lo. 

Gostou das dicas? Como pode notar, são várias as estratégias comerciais para o varejo, basta pesquisar e aplicar o que faz sentido para o seu negócio.

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