Veja como captar o cliente ideal

Captar o cliente ideal é a chave do sucesso para obter resultados assertivos na área comercial. Ou seja, sabendo traçar o perfil do potencial cliente, todas as demais etapas do processo se tornam mais potentes para atrair o cliente certo. 

Assim, é possível garantir que o time esteja se relacionando com os clientes certos, para que eles possam avançar no funil de vendas de forma mais consistente e objetiva. 

Para saber como captar o cliente ideal para o seu negócio, então continue acompanhando a leitura deste post. 

Detectando o perfil de cliente ideal

Para que você consiga ter um norte e saber para quem você vai oferecer sua solução, o importante é qual é o perfil de cliente ideal. 

O mercado é composto por inúmeros perfis de clientes, porém nem todos possuem o fit apropriado para a sua empresa. Afinal, todos que entram na sua base de clientes através de uma venda empurrada, provavelmente estes clientes não voltaram a comprar com você.

Vamos  as dicas para você identificar seu cliente ideal: 

Verifique todos os registros de vendas

Para que você entenda como funciona o comportamento de compra dos seus clientes, é fundamental analisar o histórico deles com a sua empresa. Primeiramente, avalie quais as melhores oportunidades e experiências positivas. A partir deste ponto, você traça as melhores estratégias para captar os futuros clientes certos.  

Encontre similaridades nas vendas selecionadas

Feita a seleção das melhores vendas e oportunidades do seu histórico de clientes, o próximo passo é encontrar aspectos que apareçam com frequência entre elas. Por exemplo, indicadores como: tempo do ciclo de venda, maiores receitas, CAC, entre outros.

Descubra quais as dores e necessidades dos leads

Outro ponto importante para captar os clientes certos é fazer um mapeamento das necessidades do lead. Em seguida, depois de estudar as dores dele, pode ser feito o primeiro contato. Dessa maneira, é possível se realizar um atendimento no qual você está preparado para argumentar conforme as objeções que o lead tenha.  

Afinal, um comportamento bem comum das pessoas é dizer não a qualquer produto ou serviço mesmo antes da negociação ser iniciada. Por isso, é importante que você se antecipe e esteja bem treinado para contornar esse tipo de reação. 

Identifique qual não é o perfil de cliente ideal

Agora que você já consegue definir o caminho para captar o cliente ideal,  vale identificar também qual não é o perfil ideal de cliente. Pois, assim será possível checar alguns detalhes que podem causar prejuízos.

O que for analisado não deve servir para excluir um lead da base, mas auxiliará o time comercial a verificar as circunstâncias com grande complexidade de conversão e menor retorno, que a princípio só farão a equipe desperdiçar esforços. 

Por exemplo, é possível identificar quais os comportamentos que mostram que o lead não seguirá adiante no funil de vendas. Isto é, os profissionais da área de vendas poderão focar somente nas melhores  garantindo que a atenção do time de vendas seja direcionada para as melhores ocasiões.

Entretanto, vale saber quais são as dores daquele lead que não fecha a venda para tentar entender quais os problemas  que não foram solucionados naquele período.

Por que captar o cliente ideal é ótimo para o seu negócio?

Ao não identificar o perfil do seu lead, dificilmente você irá captar o cliente ideal para o seu negócio. Afinal, a prospecção sem A falta de um encaminhamento correto pode prejudicar o pipeline de vendas. 

Uma base cheia de leads que não tenham o perfil correto, só atrapalha a busca pelo cliente ideal. Já que o dia a dia dos vendedores é bem atarefado, saber qual é  perfil do cliente ideal ajudará muito no quesito tempo e foco da equipe.

Os processos da área de vendas estão todos alinhados e por isso, uma ação bem feita, otimiza todas as demais etapas. Por isso, captar o cliente ideal é o que vai gerar bons resultados a curto, médio e longo prazo. 

A prospecção de clientes é a fase do processo que mais precisa de um assertivo perfil de cliente ideal. Pois, perder tempo tentando captar clientes não possuem as características necessárias para ofertas a solução da sua empresa, é jogar fora todo um investimento. 

Que achou das dicas de como captar o cliente ideal? Já conhecia alguma delas? Vai colocar em prática alguma dica nova? 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! 

Sua Empresa Precisa De Ajuda Na Prospecção De Clientes, Saiba Que A Nerus Pode Desenhar Um Modelo De Prospecção Ágil Para O Seu Negócio. Clique Aqui E Fale Com Um De Nossos Especialistas.

About Nerus Sales