Quais as vantagens de alinhar pré-vendas e vendas?

Alinhar pré-vendas e vendas ainda pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, manter os processos de forma atualizada e que geram resultados é um trabalho contínuo e que exige muita atenção. 

O processo de pré-vendas é responsabilidade do time que realiza a primeira abordagem junto a um potencial cliente. Além disso, esta fase do contato inicial com o cliente tem se tornado um setor com mais autonomia. Mas, vale ressaltar que alinhar o pré-vendas com a área de vendas é indispensável para a estratégia comercial.

Se você quer saber mais, continue lendo o artigo. Exploraremos mais o tema e falaremos quais as vantagens de alinhar pré-vendas e vendas.

Entenda o que difere pré-vendas e vendas

Primeiramente podemos dizer que pré-vendas são as ações que acontecem entre a chegada de um novo lead e o começo de um processo de vendas. Trata-se de um processo que exige um profissional qualificado e experiente. Pois, ele deve ter conhecimento sobre a jornada de compra e de todos produtos e/ou serviços que podem ser oferecidas de acordo com o momento de compra do cliente. 

Hoje em dia esse profissional é conhecido como SDR — sigla em inglês para representante de desenvolvimento de vendas.

Já o processo de venda é aquele que leva o cliente a realizar a compra. No entanto, a duração deste processo pode variar de acordo com o tipo de negócio, sendo B2B ou B2C. Ou seja, depende do tipo de cliente e da complexidade do que está sendo oferecido.

Conheças as vantagens de alinhar pré-vendas e vendas

Se a sua empresa ainda não possui uma área de pré-vendas ou se já existe mas ainda é uma área independente, veja a seguir as vantagens de alinhar pré-vendas e vendas. 

Melhor qualificação de leads 

Existem várias formas de um lead ser qualificado. Porém, a qualificação de leads não é tão simples quanto parece e exige mais detalhamento. 

O que geralmente acontece é o vendedor dedicar muito tempo entrando em contato e, conversando bastante sobre determinada oferta com um lead que pode nem ser um cliente com perfil adequado e com potencial de conversão.

Por isso, é tão importante a atuação da área de pré-vendas. Pois eles irão deixar passar somente quem realmente tiver potencial de compra, o que permitirá que o profissional de vendas foque o seu tempo disponível em vender de fato. Afinal, sabemos que o tempo para vender é bem limitado, tendo em vista que o vendedor tem que se dividir para realizar outras tarefas como elaboração de propostas, visitas, reuniões, etc. 

Aumento da conversão em vendas

Uma das vantagens de alinhar pré-vendas e vendas é aumentar as conversões em vendas. Pois, o SDR é responsável por realizar rapidamente o primeiro contato com o lead qualificado, tendo em vista que ao atender em menos tempo, vende mais. 

Visto que a primeira hora depois do contato ter sido feito é muito valiosa porque o cliente não teve tempo de esquecer o assunto. Sendo assim, que o SDR mostre para o vendedor quais as soluções mais adequadas.

Agilidade no processo comercial

Saber o que o cliente realmente necessita é fundamental para que ocorra sucesso no fechamento do negócio. Por isso, a dedicação de tempo na fase de prospecção e no contato preliminar são indispensáveis para você conhecer melhor seu cliente. 

Conhecer o consumidor e saber realmente qual é o desejo dele, diminuirá o tempo gasto no atendimento. Pois, o profissional de vendas vai oferecer aquilo que realmente for atender às expectativas do cliente. Ou seja, estar atento a isso no começo da conversa irá evitar qualquer frustração e perda de tempo desnecessária.

Só que às vezes a solução é complexa e vai exigir mais dedicação do vendedor. Pode acontecer também do cliente estar indeciso, com dúvidas e não se sentir seguro para realizar a compra.

Entretanto ao alinhar os times de pré-vendas e vendas, o consultor começa o atendimento munido de muita informação e conhecimento. Sem dúvida, ele vai elaborar uma proposta muito mais assertiva e a  venda certamente ocorrerá com mais agilidade.

Você sabe se pré-vendas e vendas estão alinhados na sua empresa?

Agora que você já sabe sobre a importância de alinhar pré-vendas e vendas,fica mais fácil analisar os processos internos da sua empresa. 

Para converter mais e gerar melhores resultados é preciso que os times envolvidos estejam em sintonia com os propósitos organizacionais e muito bem treinados. Por fim, invista em capacitação, comunicação e ferramentas adequadas para a realização das atividades comerciais de forma efetiva. 

Assim, será possível garantir que os dados coletados e qualificados pelo time de pré-vendas serão de fato utilizadas da melhor forma possível pela área comercial.

Sua empresa precisa de ajuda na prospecção de clientes, saiba que a Nerus pode desenhar um modelo de prospecção ágil para o seu negócio. Clique Aqui e fale com um de nossos especialistas.

About Nerus Sales