Eficiência em vendas: como gerenciar os contatos

Melhorar a performance e aumentar as vendas estão diretamente ligados em como as empresas atuam para gerenciar os contatos. Isso acontece devido ao atual cenário, onde a experiência e a jornada do cliente se tornaram decisivos para a aquisição de uma solução.

Mas, você sabe como ter mais eficiência em vendas e gerenciar contatos? Veja neste artigo a importância dessa prática e como ela pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente  e consequentemente os resultados da empresa. Continue a leitura e confira!

O que é e como gerenciar os contatos?

Primeiramente, gerenciar os contatos é um processo que a área de vendas faz e tem como base processar e registrar dados. Estas informações devem ser de potenciais clientes ou clientes que tenham ou possam ter qualquer tipo de relação com a empresa. Nada mais é do que coletar, organizar, armazenar e analisar os dados de forma estratégica para que seja possível a tomar decisões mais assertivas e ações pontuais.

Normalmente, as companhias que adotam essa prática fazem esse processamento de dados através de sistemas, onde o envio e a atualização das informações são em tempo real. 

Feito o gerenciamento dos contatos torna-se mais ágil levantar o perfil dos potenciais clientes e atuais clientes e assim oferecer produtos e serviços que atendam os interesses e as necessidades desse público. Além de ser uma estratégia mais assertiva, ela permite que o atendimento seja feito de forma mais personalizada. 

Por que gerenciar os contatos?

Ao investir em gerenciar os contatos, é possível alcançar alguns objetivos. O mais importante seria ter acesso de forma sistemática e organizada aos dados mais relevantes sobre os prospects e clientes. Assim, esses dados passam de meras informações para se tornar ações que auxiliem a empresa a atender melhor e gerar mais vendas. 

Conhecer seu cliente a fundo é fundamental para conhecê-lo melhor e ajudá-lo a sanar suas dores através de um atendimento mais qualificado e humanizado. Quanto mais a empresa conhece e entende o que seu cliente precisa, maiores as chances dele se identificar com a empresa e se sentir mais confiante para fechar negócio. 

O maior motivo para gerenciar os contatos é tornar a experiência do cliente única e satisfatória tanto para ele quanto para a empresa. 

Quais os benefícios para a empresa?

Sabemos que gerenciar os contatos é uma prática que já se tornou mais robusta e hoje tratamos também como CRM (Customer Relationship Management ).

Essa mudança progressiva ocorreu pois o foco deve ser o tratamento desses dados e o relacionamento em si e não mais ter somente as informações.  Com base nisso, gerenciar os contatos ganhou ainda mais relevância nas áreas de vendas, tendo em vista que proporciona muitos benefícios. Conheça alguns deles abaixo:

Segmentar os contatos

Sabemos que cada cliente é único e conhecer suas características é essencial para um bom atendimento. Por isso, um dos benefícios de gerenciar os contatos é poder segmentá-los. Afinal, a segmentação permite a criação e planejamento de abordagem e ações adequadas para cada prospect. Ao fazer isso, é possível acompanhar a evolução de cada um dentro do ciclo de vendas, já que cada prospect pode estar em etapas diferentes do processo de decisão. 

Monitorar os leads

Tendo acesso às informações mais importantes dos potenciais clientes, fazer o monitoramento estratégico é muito mais fácil,  permitindo realizar ações apresentando soluções que eles procuram ou necessitam.

Conhecimento nunca é demais e por isso quanto mais a empresa investe em conhecer melhor seu público, mais chances de atender e conquistar com sucesso.  

Conhecer mais profundamente o cliente

Conhecer o cliente de forma mais aprofundada é um benefício muito associado ao tópico anterior. Isto é, ter conhecimento a fundo do cliente e monitorá-lo permite que o time de vendas atenda melhor e a experiência dele com a empresa seja mais gratificante.  

Melhorar a comunicação interna na empresa

Quando falamos de gerenciar contatos, não estamos falando somente de melhorias em relação ao cliente, mas também na comunicação mais integrada entre as áreas de uma empresa. Isso ocorre porque a centralização das informações ocorrem em um só lugar e todos passam a ter acesso de forma igualitária. 

Optar por decisões mais assertivas

Ao tomar decisões baseadas em dados reais permite que a empresa consiga fazer escolhas mais assertivas, deixando de lado escolhas baseadas em achismos. Ao gerenciar contatos, o embasamento das ações são feitos através de fatos e informações.

Vale a pena gerenciar os contatos?

Em resumo, ao adotar a prática de gerenciar os contatos sua empresa estará fazendo um ótimo investimento no que há de mais importante: seu cliente!

Se sua empresa ainda não trabalha com essa estratégia, é importante considerar a implantação o quanto antes. Afinal, conhecer bem seus clientes em potencial e atuais clientes de forma aprofundada melhoram as oportunidades de prospecção e aumentam as chances de fechar negócio. 

Ademais, saber cada vez mais sobre o perfil dos clientes ajuda no processo de atendimento a esse cliente. O time de vendas se torna muito mais preparado e direciona o roteiro de vendas com foco nas dores, desafios, necessidades e desejos do cliente.

Esperamos que você tenha gostado do artigo e tenha entendido que gerenciar os contatos melhora a eficiência em vendas e os resultados da sua empresa.

Se você precisa de uma consultoria especializada em vendas, nós da Nerus Sales também podemos te ajudar a montar o seu time de prospecção e vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

About Nerus Sales