Como usar a internet para captar leads

Chamamos de leads aquelas pessoas que têm as maiores chances de fazer negócios com a sua empresa. Ter bons leads significa ter boas oportunidades de negócios e conquistar novos clientes. E saiba que a internet é um ótimo lugar para captar leads.

Isso vale, principalmente, para empresas que atuam no país inteiro, mas é bem útil também para empresas locais.

Para ajudá-lo nisso, fizemos este conteúdo para explicar de que maneira você pode usar a internet para conquistar novos e bons leads. Confira abaixo!

6 dicas para captar leads pela internet

1. Conheça o comportamento do cliente

A gente já sabe que a forma de comprar das pessoas mudou com a chegada da internet, principalmente com a pandemia. As pessoas passaram a usar muito mais as redes sociais e e-commerce para adquirir produtos e serviços.

Você precisa estar atento a essas mudanças de comportamento, pois a sua empresa precisa se adaptar ao momento.

Entenda quais são os principais interesses dos seus clientes na internet, de quais redes eles mais participam, os formatos de conteúdo que costumam ser mais interessantes e assim por diante.

2. Tenha uma estratégia de anúncios pagos

Na internet temos duas opções de marketing: crescer de forma orgânica, ou seja, sem pagar para estar nas redes ou de maneira paga com os anúncios.

Grande parte das redes sociais ou todas permitem a criação de anúncios. Facebook, Linkedin, Instagram e muitas outras oferecem essa opção para os perfis e páginas cadastrados.

Assim, pagar por anúncios também é uma ótima forma de captar leads no meio digital. 

Quando esses anúncios são feitos, eles são direcionados para um público-alvo, pessoas que têm maior interesse no seu serviço ou produto. Assim, as chances de fechar negócios são maiores.

3. Contratar influenciadores

Os influenciadores são outra ótima estratégia para captar leads pela internet.

E se você está pensando que vai gastar mundos e fundos com isso, engana-se. A ideia hoje em dia é a de contratar micro influenciadores.

São pessoas que têm, em média, cerca de 10 mil seguidores, por exemplo, e que atuam mais no seu nicho, são mais específicos.

Por exemplo, digamos que você tenha uma agência de marketing digital e seu principal serviço seja a criação de conteúdo para redes sociais. Você não vai contratar um influenciador com foco em marketing digital, mas sim, em redes sociais.

Ele tem menos seguidores, mas todos os que estão ali estão interessados especificamente neste assunto. Dessa forma, a chance de conquistar leads é maior.

4. Mantenha um relacionamento constante

Ao conquistar um lead, ele não pode ser deixado no esquecimento. Você precisa encontrar uma forma de manter os que já possui sem deixar de conquistar outros.

Sendo assim, antes de começar a sua captação de leads online, você precisa de uma estratégia para evitar esse tipo de erro. Lembre-se: um lead ainda não é um cliente, portanto, você ainda tem muito trabalho pela frente.

Esse relacionamento constante pode se dar por meio de e-mails, mensagens pelo WhatsApp, conteúdos nas redes sociais e assim por diante.

Ah! Uma coisa muito importante: nunca mande conteúdo por meio de mensagens privadas sem autorização do lead. Portanto, primeiro, peça permissão.

5. Use meios de captação

Você já ouviu falar em Landing Page? Trata-se de uma página de site feita especialmente para captar leads online.

Por meio dela, você pode, por exemplo, conseguir outras informações valiosas como e-mail, número de WhatsApp, informações sobre a persona como no que ela trabalha, qual a função dela dentro da empresa e assim por diante.

É uma das melhores formas e das mais usadas para pelas empresas para captar leads no meio digital.

6. Escolha canais de comunicação compatíveis

A internet é um mundo e, portanto, imenso. Usar todos os meios de comunicação disponíveis exige uma grande equipe, bons profissionais e muito investimento.

Os principais meios que conhecemos hoje são:

  • Redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e outros;
  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • Site;
  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • E-book;
  • Entre outros.

Você não precisa estar em todos. A ideia principal é escolher os canais que são mais compatíveis com o seu empreendimento.

Por exemplo, se você faz negócios com outras empresas, antes de pensar em qualquer outra rede social, usar o Linkedin é uma ótima estratégia. As chances de conquistar leads lá — considerando que é uma rede social profissional — são muito maiores.

Captar leads não é uma tarefa muito complexa se você souber qual estratégia utilizar. É claro que sempre existe a possibilidade de você terceirizar esse serviço e contar com profissionais especialistas no assunto à sua disposição.

Quer mais dicas de como captar leads para sua empresa? Então, clique aqui e entre em contato conosco!

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