Sua empresa tem foco no cliente?

Se uma coisa certa é que toda empresa já “nasce” com pelo menos um objetivo comum traçado – o de vender o bastante para ser lucrativa. Sendo essa uma meta que garante a saúde da companhia, sendo sempre ela é feita da maneira correta. 

Sabemos que muitas empresas focam somente em vender os produtos e serviços em um mercado cada vez mais competitivo, porém sem prestar muita atenção em uma peça fundamental da engrenagem comercial – o cliente. Sem ter foco no cliente as empresas que optam por esse tipo de abordagem geralmente conquistam resultados bem diferentes do esperado. 

Podemos dizer que focar nas necessidades do clientes é o mesmo que concentrar toda sua expertise e qualidade para atender as necessidades deles, sempre tentando conquistar sua confiança de forma positiva. O ideal é oferecer soluções que sejam acima das expectativas e permitam que o relacionamento empresa x cliente se mantenha. 

Portanto, conhecer o cliente a fundo e manter o relacionamento com ele de forma organizada, é fundamental para o sucesso do negócio.

A seguir vamos abordar mais sobre essa questão do foco no cliente. E, caso você tenha interesse em ler outros posts relacionados ao tema, sugerimos estes textos:

As empresas que possuem esse perfil  com foco no cliente desenvolvem e/ou trabalham com produtos e serviços de qualidade e possuem times de profissionais com expertise e altamente capacitados, pois investem em contratação e em treinamentos. Nesse tipo de empresa o foco sempre será o cliente, ocorrendo a venda de acordo com excelente atendimento prestado.

Nesse caso, os profissionais de vendas conhecem muito bem os produtos/serviços que oferecem, dando todo suporte e assistência e agregando valor ao bem adquirido. Fazem planejamentos, se preocuparem com o pós-venda, são comprometidos, engajados, atingindo metas e consequentemente conquistam altos ganhos financeiros. 

Dicas para aplicar o conceito de foco no cliente em sua empresa

Tenha uma cultura de relacionamento com sua base de clientes

De fato esse é primeiro passo que deve ser seguido para que todas dentro da empresa tenham a mesma visão sobre o quanto é importante ter foco no cliente e sempre atender suas necessidades. 

O essencial é que todos os colaboradores saibam que o motivo deles estarem ali é único e exclusivo para respeitar o cliente e proporcionar a melhor experiência possível a ele. Todas as funções e atividades devem ser desenvolvidas e realizadas em prol do cliente. 

Compartilhe informações, dados e experiências

As boas práticas realizadas dentro do time de vendas devem ser incentivadas e compartilhadas entre todos os profissionais de vendas. Essas ações devem ser estimuladas tanto no resultados positivos quanto na perda de um cliente, por exemplo. Mas o ideal é sempre evitar ter comportamentos que prejudiquem as vendas. 

Nesses casos, procurar entender o que deu certo e o que foi negativo, é um ótimo exercício para fazer correções pontuais e evitar futuras falhas no processo. 

Realize pesquisas de satisfação do cliente 

Elaborar uma boa e assertiva pesquisa de satisfação é uma ótima maneira de saber de fato as preferências, as necessidades e as dores do seu cliente. 

Poder visualizar qual é a real situação no relacionamento da empresa com o cliente proporciona previsibilidade nas ações e descobertas reais do atual cenário comercial. 

Descobrir exatamente o que o cliente acha da forma como ele é tratado é fundamental para aplicar melhorias no atendimento.

Disponibilizar treinamentos e boas ferramentas de trabalho para seu time 

Realizar treinamentos, cursos, workshops, palestras, eventos voltados para a área de vendas ajuda bastante a desenvolver e capacitar seus vendedores. 

Além disso, disponibilizar ferramentas práticas como o CRM, que proporcionem agilidade e assertividade na execução dos processos, é fundamental para que os profissionais foquem no que realmente é necessário e aumentem a produtividade

O mercado corporativo está sempre em constante mudança e é necessário estar sempre bem preparado para alteração de cenário. Porque as práticas mudam, os conceitos são atualizados e o que funciona hoje, amanhã pode não ter o mesmo efeito.   

Portanto vale sempre se aprimorar e priorizar a qualidade do que você oferece ao seu cliente. Não importa qual cargo você ocupa na empresa, sua função sempre será em dar a melhor experiência a ele. Todos são responsáveis pela imagem que o cliente faz da empresa e por isso o foco precisa ser sempre no consumidor.

Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre como se comportar e como tratar bem seu cliente, veja o post 7 comportamentos inadmissíveis em vendedores

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