Soft skills: habilidades essenciais para um profissional de vendas

As especulações sobre o futuro do mercado de trabalho são diversas, mas uma opinião parece ser unânime: com o aparecimento de novas tecnologias, as habilidades essencialmente humanas estão sendo cada vez mais valorizadas.

Chamadas de “soft skills”, essas habilidades subjetivas, de difícil identificação são diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas. Estas capacidades são, normalmente, adquiridas por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo – e não em livros e cursos.

Pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança e flexibilidade são apenas algumas das características que já vem ganhando uma nova importância tanto na relação entre membros de uma equipe, quanto no vínculo com a própria tecnologia.

Abaixo separamos algumas das soft skills que são úteis para quem atua na área de vendas, além de algumas dicas para desenvolver e melhorar essas habilidades no seu dia a dia!

Soft skills em vendas

Na área de vendas, as soft skills são um pouco mais complexas. Para quem atua na área de vendas habilidades como se relacionar bem, inteligência emocional, carisma e até confiança são soft skills que fazem a diferença. Afinal, vendas são concentradas essencialmente no comportamento do consumidor. Logo, habilidades que ajudam a perceber e interagir com quem compra tem um grande valor.

01. Comunicação eficaz

Boa parte das tarefas que envolvem o dia a dia de um vendedor são centradas na comunicação. A comunicação verdadeira e eficaz inclui a transmissão e a interpretação das ideias de uma forma que se consiga passar para outra pessoa exatamente o que se está querendo dizer. A maioria das profissões exige algum tipo de interação entre as pessoas, seja algo limitado ao próprio ambiente de trabalho ou uma interação externa com clientes, por exemplo. Uma boa comunicação inclui também ouvir atentamente, escrever bem, saber se portar em diferentes situações, entender o que está sendo dito e ter a capacidade e a facilidade de realizar trabalhos em equipe. Para que a comunicação seja efetiva, é necessário liderança e um bom poder de persuasão.

02. Empatia

Empatia é a capacidade que um indivíduo tem de se relacionar com as experiências emocionais de outra pessoa. É uma “soft skill” necessária, principalmente para líderes e gestores. No caso do âmbito profissional, a empatia é útil em dois aspectos. Em primeiro lugar, ela é importante para a relação entre líderes e equipe. Em relacionamentos nos quais existe alguma forma de hierarquia ou liderança, se colocar no lugar do outro pode tornar a gestão mais aberta e humana. Em seguida, esta é uma habilidade crucial para a relação entre a empresa e seus clientes. A empatia vai ajudar a primeira a entender qual a necessidade exata do consumidor. Com isso em mente, fica mais fácil fazer um discurso mais direcionado e persuasivo para impulsionar a companhia no mercado em que atua.

03. Integridade

Ser íntegro significa ser honesto e confiável. Mas também significa ser responsável, especialmente pelos seus erros. Vendedores, naturalmente, precisam demonstrar certeza e segurança com relação ao que estão vendendo. Por isso, muitas vezes quando erram diante de um cliente, tem dificuldade de assumir. Porém, desculpar-se e mostrar sua disponibilidade em não cometer a mesma falha é muitas vezes o melhor caminho, para construir uma relação de confiança. Muitos clientes se tornaram clientes porque confiam no vendedor. Logo, a integridade é uma das soft skills em vendas que tem um grande valor. Esta habilidade pode ser perdida no meio profissional por causa da tensa dinâmica do mercado que, muitas vezes, gera competitividade, individualidade e egoísmo.  Na verdade, quanto menor a disponibilidade de profissionais que valorizem a integridade no ambiente de trabalho, mais essa característica se tornará um diferencial entre os funcionários.

04. Foco

Ter foco significa a capacidade de executar uma tarefa complexa, sem se distrair, abrindo mão do prazer imediato, para conquistar objetivos maiores. Quem tem foco, em geral, consegue ter um panorama amplo de uma situação e tem clareza sobre as consequências das suas atitudes. Foco, sem dúvida, é uma das soft skills em vendas, pois trata-se de um setor bastante dinâmico e cheio de altos e baixos. Se o vendedor não tiver foco para conquistar seus objetivos, dificilmente ele consegue sobreviver de forma saudável na área. Vendedores que desenvolvem a habilidade de ter foco, conseguem enxergar além das vendas que fez hoje ou no final de semana.

05. Mentalidade de Crescimento

Pessoas que possuem uma mentalidade de crescimento, ou growth mindset, são aquelas que acreditam que podem desenvolver novas habilidades e podem melhorar aquelas que já possuem. Profissionais com essa personalidade tendem a superar com mais facilidade erros e fracassos, pois acreditam que estão em um processo e podem sempre melhorar. Para o setor de vendas, contar com esse soft skill é primordial, já que falhar às vezes faz parte do processo de qualquer vendedor.

Desenvolver soft skills na área de vendas é um exercício de autoconhecimento e aprendizados constantes. Obviamente é desafiador, mas além de ter o poder de te transformar como vendedor, consequentemente você se transformará em uma pessoa melhor!

About Nerus Sales