Prospecção de clientes com marketing digital

Prospecção de clientes no âmbito do marketing digital, ainda pode gerar dúvidas por se tratar de uma das fases do funil de vendas. Mas, vamos esclarecer o conceito acerca desta prática.

Basicamente, a prospecção de clientes consiste no primeiro contato pessoal da sua empresa com o lead. Sendo um potencial cliente, dado que ele já se encontra em alguma etapa da jornada de compra.

Em outros termos, é quando a sua equipe de vendas aborda possíveis clientes que já têm algum tipo de contato com a marca. Além de estarem sendo alimentados com informações baseadas no funil de vendas. Portanto, estão mais aptos a realizar a compra do seu produto ou serviço.

Com a definição do termo, é possível passar para os próximos tópicos. Então, confira a seguir algumas dicas de prospecção de clientes com o marketing digital e as formas mais eficientes para conduzir esse processo.

Prospecção e Qualificação de leads

A partir da qualificação de leads, a empresa encontra-se munida o suficiente. Visto que ela já possui algumas informações pessoais dos seus leads, como o nome e e-mail, por exemplo. Sendo estes dados fornecidos por eles mesmos, e outros que indicam em que etapa da jornada de compra cada um está.

E isso permite que a informação correta chegue à pessoa certa e no momento ideal. Sobretudo, preparando de forma estratégica todos os leads em cada etapa do funil a dar mais um passo à frente, até o momento da efetivação da venda. Um bom planejamento das estratégias de marketing digital é fundamental para o processo.

Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia se baseia no uso de “iscas digitais”. A fim da troca de algum benefício, solicitam dados básicos, geralmente nome e e-mail do interessado. Esse benefício pode ser um e-book, um formulário de contato para solicitar um orçamento, entre outros atrativos.

Essas páginas são chamadas de landing pages e são nelas que os visitantes fazem o seu cadastro para, então, serem ingressados no funil de vendas. A partir daí, eles passarão a receber conteúdos pertinentes sobre empresa, produto ou serviço, alinhado à estratégia de marketing de conteúdo.

Em certo momento, a equipe de marketing transfere para o time comercial os leads que estão devidamente nutridos e, portanto, mais aptos a receberem a oferta de compra. E é aí que se inicia o processo de prospecção de clientes. O inbound marketing é uma das estratégias mais eficientes para a geração de leads e conversão de vendas.

Aumentando a prospecção de clientes

No marketing digital há diversos recursos que podem otimizar a prospecção de clientes.

Começando pelo marketing de conteúdo, que deve ser trabalhado por meio de artigos de blog, e-mail marketing e produções em formatos variados, como vídeos, e-books, whitepapers, infográficos, entre outros. Portanto, a regra é sempre entregar um conteúdo relevante e de qualidade, que atenda aos anseios e desejos do seu público-alvo.

Da mesma forma, é indispensável contar com ferramentas de automação de marketing, consideradas grandes aliadas quando se necessita de agilidade e performance. Assim, é possível reduzir os trabalhos manuais e tornar todo o processo de gerenciamento de leads e conversão ainda mais eficiente, tudo por conta da tecnologia.

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