O que é e como gerar rapport?

Você em algum momento deve ter notado que temos mais afinidade com algumas pessoas do que com outras, e muitas vezes essa conexão acontece de forma bem rápida. Mas você já tentou entender porque isso acontece?

Na verdade quando nos conectamos de forma genuína com alguém, nos sentimos mais queridos e acolhidos, e essa relação de empatia faz com que a gente compreenda melhor o outro e a nós mesmos, e isso é fundamental para realização de bons negócios.

Podemos chamar essa relação também de rapport, que é uma palavra de origem francesa rapporter, que traduzida significa “trazer de volta”. Também utilizado pela psicologia para descrever  a forma de criar uma relação de empatia com outra pessoa, estabelecendo confiança e harmonia em uma relação.

Como Criar Rapport?

Existem técnicas nas quais você pode aplicar para gerar mais confiança durante o processo de comunicação. Dessa forma, o receptor da mensagem fica mais aberto para receber a as informações e vai interagir mais.  

É possível espelhar e ajustar qualquer comportamento (seja verbal e não verbal) do seu interlocutor com o seu.  É como dizer a pessoa de forma subliminar que ela pode confiar em você, pois é parecida com ela.

Por esta técnica atingir um nível inconsciente da mente, ela deve ser feita com discrição e suavidade, para que não irrite a outra pessoa pois pode parecer que você só quer imitá-la como uma criança.

Veja quais comportamentos podem ser espelhados:

Movimentos Corporais

Observe a pessoa por alguns instantes e depois escolha um movimento e espelhe. Ex: Quando a pessoa estiver falando, provavelmente ela fará algum gesto. Quando a conversa voltar para você experimente fazer de forma sutil a mesma gesticulação do interlocutor. 

Expressões faciais: 

Morder o canto da boca, levantar as sobrancelhas, piscar mais vezes, apertar os lábios, franzir o nariz e mexer a cabeça enquanto a pessoa fala.

Formas vocais: 

Procure manter o mesmo tom de voz, ritmo da conversa, e a velocidade.

Respiração: 

Iguale e mantenha sua respiração no mesmo ritmo da respiração do interlocutor. 

Vocabulário: 

Preste atenção no discurso dela e procure usar as mesmas palavras, use também suas expressões preferidas.

Lembre-se sempre, primeiro observe, acompanhe para depois reproduzir os gestos, você acompanha o ritmo da pessoa e logo depois ela que te acompanhará. O alto nível de rapport acontece quando a pessoa começa a te espelhar, logo em seguida ela começa a aceitar melhor a proposta, a negociação, a sugestão e etc.

Sendo assim, sabendo mais e utilizando as técnicas de Rapport, você estará apto para criar conexão e persuadir possíveis clientes, e assim aumentar a performance em vendas e ganhar da concorrência!

Precisando de auxílio para melhorar a performance em vendas? Entre em contato conosco clicando aqui.

About Nerus Sales