Veja como melhorar a abordagem em vendas

Uma boa abordagem em vendas pode ajudar bastante no sucesso dos negócios. Mas, como saber se seu time está no caminho certo? 

Normalmente, a performance de um time comercial é analisado de acordo com o processo de vendas em que atuam e consequentemente com a quantidade de conversões que realizam.

Porém, além de respeitar os processos, é importante focar os esforços dos profissionais da área nas abordagens comerciais. Entretanto, tanto o processo de vendas quanto às abordagens deve se adequar ao perfil de cada empresa e vendedor. O que funciona para um perfil de negócio pode não funcionar na sua empresa.

A abordagem está relacionada às necessidades dos clientes

Têm melhores resultados quem já entendeu que tudo está relacionado às necessidades dos clientes. Isto é, para fechar negócios é preciso particularizar as abordagens comerciais e o pós-venda. Afinal cada cliente é único e a relação construída com ele deve ser diferenciada.

Inegavelmente uma venda somente ocorre quando há uma abordagem adequada. Afinal, hoje em dia há diversas opções no mercado parecidas com a sua solução. E, o que vai diferenciar você da concorrência é como você vai abordar esse cliente em potencial. Portanto, a abordagem vendas é o que diferencia um vendedor do outro.

Contudo, para ocorra uma aproximação com o prospect em questão de maneira assertiva, existem algumas formas de abordagem. Elas irão melhorar o desempenho do time e garantir negociações que em resultem em vendas. 

Para te ajudar, separamos algumas técnicas para melhorar a abordagem em vendas. Vamos lá?

Técnicas de abordagem de vendas

Estude seu cliente

Geralmente, as negociações acontecem quando as pessoas se sentem seguras e confiam em quem está oferecendo o produto ou serviço a elas.

Mas, para que seja criada essa relação de confiança, você precisa entender bem o seu cliente. Saber quais as dores, quais as necessidades, como ele prefere ser abordado. Além disso, seja um consultor e tente entender melhor suas motivações de forma natural, sem forçar uma aproximação. 

Em um primeiro contato, se apresente a ele e já se coloque à disposição para qualquer esclarecimento. Ao descobrir o real interesse dele em sua solução, mostre a ele as opções que vão ao encontro do que ele busca e que irão realmente ajudá-lo. 

O cliente precisa perceber que você tem intenção de ajudá-lo, que você quer que ele fique satisfeito com a compra. É importante que você tenha em mente que não importa qual é o valor do investimento que ele está adquirindo, mas sim que ele saia feliz e satisfeito. Mais vale um cliente que realiza compras recorrentes mesmo que de menor valor, do que ele compre algo de alto valor, mas nunca mais volte porque ficou insatisfeito, por exemplo.

Esteja sempre preparado para atendê-lo 

Não adianta nada você se esforçar para conseguir contato com aquele prospect que você está almejando, se você não estiver preparado para atendê-lo.

Saber profundamente como a sua empresa pode ajudar o seu cliente é fundamental para realizar um bom atendimento. Ou seja, uma abordagem eficiente é aquela que responde todas as dúvidas do cliente de forma convicta e segura.

Todo vendedor precisa saber sobre a solução que a empresa oferece e como ela pode ajudar o cliente da melhor maneira possível. Só assim ele se sentirá mais confortável para fechar negócio.

Adeque a abordagem de acordo com o cliente

Todo mundo gosta de ser bem tratado e se sentir único. E, nas relações comerciais não é diferente. Cada cliente tem suas peculiaridades e personalizar a abordagem é essencial para o sucesso do negócio. 

Outro ponto importante é perceber com é o perfil do cliente, como ele se coloca, como fala, como gesticula. Pois, é necessário adaptar a linguagem a cada um deles. Isso torna a abordagem mais humana, demonstrando proximidade e interesse por ele.

Evite enrolação, discursos tradicionais e bajulação. Hoje em dia as pessoas não possuem tempo a perder com vendedores forçados e que ajam de forma artificial. 

Para manter sua proposta e suas condições é preciso de argumentos válidos e reais. Dessa maneira, é importante adequar o discurso e mostrar para o time de vendas que é importante investir tempo em uma boa abordagem para garantir bons resultados. 

Crie uma conexão com seu cliente

Toda boa relação nasce a partir de uma conexão emocional. Sejam nas relações pessoais ou profissionais, as pessoas tendem a se aproximar de quem elas  possuem alguma afinidade. E, isso faz com que elas se sintam mais à vontade quando há gostos em comum.

Ao estabelecer essa conexão, a abordagem será melhor e o relacionamento naturalmente irá surgir. 

Descobrir o mesmo hobby, gosto musical, algum contato ou amigo em comum pode facilitar o andamento da conversa. Porém, essa conexão tem que ser real e não forçada ou inventada. Caso contrário, o cliente pode se sentir enganado e pode nunca mais fazer negócios com você.

Considerações Finais

Para melhorar a performance em vendas é preciso combinar o perfil do vendedor, da empresa, do cliente e montar sua própria abordagem. Vale descobrir o potencial de cada um do time comercial e estimular as melhores práticas para que o sucesso seja alcançado.


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