Prospecção na prática: 7 dicas para potencializar seus resultados

Potencializar resultados através de abordagem assertiva, despertando o interesse dos prospects, é um dos enormes desafios dos times comercial e prospecção de vendas. 

Vamos compartilhar neste artigo, 7 dicas que podem ajudar você despertar a atenção do seu cliente e ter mais sucesso nas vendas com a prospecção na prática de forma mais eficiente.

Afinal, o que é prospecção de clientes?

Para a área de vendas, prospecção de clientes é o processo definido e estruturado de checar novos leads, se conectar com eles e qualificá-los para depois vender o seu produto ou serviço.

Portanto, um processo de prospecção de clientes que seja realmente eficiente é fundamental para qualquer negócio.

Certamente que, todas as questões que envolvam a conquista e retenção de clientes deve ser tratado com extrema importância. 

Não há como gerar e entregar valor ao seu cliente sem venda. E, sem venda não há faturamento.

A prospecção de clientes é imprescindível para potencializar os resultados, manter a saúde da empresa e a sobrevivência em um mercado tão competitivo.

A conquista de melhores resultados durante a prospecção, envolve processos diretamente ligados ao fechamento de novos contratos, impactando diretamente na consequentemente na geração de receita.

Veja a seguir 7 dicas fundamentadas no conceito de prospecção na prática para você potencializar seus resultados. Assim, você evitará problemas para encontrar novos prospects que sejam qualificados para comprar o seu produto/serviço.

1. Manter-se estável pode potencializar os resultados

O que ocorre muito na prospecção ativa é a falta de consistência no processo. 

Geralmente, o profissional de vendas só faz prospecção quando precisa bater uma meta ou perto do fechamento do mês. Pois assim, ele foca em conseguir contatos e compromissos o bastante para não ter que prospectar clientes por um tempo.

O problema é que ele só volta a prospectar, quando os contatos diminuem e os negócios não fecham ou fecham bem menos do que o esperado. 

Bem como a prática leva a perfeição, a constância também. Por isso, prospectar regularmente é fundamental para melhorar a performance em vendas e aumentar os resultados.

Somente com dedicação e tempo, é possível manter um fluxo estável de clientes qualificados. Portanto, não importa se você está lotado de visitas e outras demandas para realizar, é importante você tirar algumas horas do seu dia para realizar a prospecção.  

2. Se dedique à prospecção para melhorar a performance

Primeiramente, como é qualquer atividade que você tenha que realizar, é importante que você busque se aprimorar cada vez mais. 

A prospecção na prática não deve ser diferente. Da mesma forma, é necessário melhorar em cada estágio do processo de vendas, e a prospecção é uma das mais valiosas.

Com toda a certeza, quanto mais você se dedicar à prospecção, melhor será seu desempenho. Você vai conseguir fazer contatos mais assertivos, em menos tempo e irá qualificar melhor seus prospects.

Então, não pare de estudar prospecção nunca! Só assim você fará o seu melhor e de maneira mais eficiente.

3. Torne-se mais eficaz administrando seu tempo

A gestão de tempo no trabalho é essencial para um vendedor, já que essa função é bastante dinâmica e tem relação direta com produtividade.

De fato, fazer um planejamento prévio permite que o vendedor possa tomar decisões antecipadamente, sem afetar o próprio desempenho. 

Por exemplo, se você tem várias visitas para prospectar e um evento no mesmo dia, você pode priorizar o que é mais importante fazer. 

Outro fator que pode ajudar, é fazer um controle de prospecção para cada contato. 

Além de anotar as informações do cliente, você pode inserir no CRM, tornando os dados de fácil acesso. 

Dessa maneira, é possível monitorar o tempo investido em cada contato e, controlar  melhor a sua produtividade.

4. Acredite na solução que você oferece e intensifique seus resultados

Ser confiante, resiliente e persistente são algumas características essenciais que todo o vendedor deve ter. Mas, além disso, um dos pontos importantes para ter sucesso na área comercial é acreditar no que vende. 

Você alguma vez já se perguntou alguma vez se você compraria o que você oferece? Se a forma como você negocia, é a maneira como você gostaria de receber uma proposta? Se você fosse o cliente, o produto/serviço atenderia sua expectativas? 

A base de toda e qualquer negociação é a confiança. Entretanto, em determinado momento o cliente tem que confiar que o que você oferece é a melhor solução para ele. 

Além do mais, você tem que confiar que além de ser um bom vendedor, você se sente seguro e confiante que o que tem a oferecer vai atender as necessidade do cliente e deixá-lo satisfeito. Se um dos lados perder a confiança em algum momento, a negociação pode não ocorrer como esperado.

5. Determine meta diária para prospecção na prática

Ter noção do número que você quer atingir no fim do dia, fará toda a diferença na de bater uma meta. Como aquela famosa frase do livro Alice nos País das Maravilhas, “Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve”. Nesse caso, ter um objetivo é fundamental para você chegar onde deseja.

Comece com números menores e vá aumentando aos poucos. O que vale nesse momento é ser pró-ativo e entrar em contato com novas pessoas diariamente.

Prospecção na prática é sinal de determinação, por isso faça dela uma prioridade no seu trabalho. 

6. O foco deve ser sempre no cliente 

Ao realizar a prospecção, o script deve ser elaborado com foco no cliente

Logo que, para potencializar seus resultados, é importante sempre ter em mente de que forma você é útil para seus atuais clientes, para que você consiga atender as necessidade dos novos prospects. 

7. Quanto mais reuniões marcadas, maiores as chances de fechar um negócio

A responsabilidade de sugerir uma data para uma reunião deve ser sempre do vendedor. Pois, ao transferir essa responsabilidade para o cliente, você acaba ficando na mão dele.

Muito provavelmente, ele vai pedir para você entrar em contato novamente em um outro momento para que ele possa checar a disponibilidade dele, e assim você perderá um tempo valioso.

Lembre-se sempre que o interesse de marcar a reunião é sempre seu. Isto é, não perca a oportunidade de realizar a prospecção de forma assertiva. 

Após conversar com o cliente e ter uma conexão com ele, sugira uma data e horário específico para que possam conversar pessoalmente. Caso ele não possa te atender na data sugerida, proponha uma nova data, até que o dia e horário seja compatível para ambos. 

Conclusão

Em resumo, estas foram as 7 dicas para você aperfeiçoar sua prospecção na prática e potencializar seus resultados. Prospectar exige dedicação, estudo e treino, afinal é o discurso de abordagem com o cliente, que fará toda a diferença na hora de fechar um negócio.

Além das dicas deste post, a Nerus Sales pode ajudar a prospectar. Clique aqui e fale com um dos nossos representantes.

About Nerus Sales