Prospecção de novos clientes em 5 passos

A prospecção de novos clientes não é uma tarefa muito simples. Afinal, envolve muito tempo dedicado a realizar pesquisa de mercado e entender cada vez mais sobre as soluções que a sua empresa oferece. Além, claro de elaborar um bom e assertivo planejamento de metas e ações.

Em primeiro lugar, para prospectar clientes é necessário determinar um perfil qualificado de pessoas e empresas. Esses prospects devem enxergar valor agregado nos serviços e produtos que você oferece. Assim, as expectativas serão alinhadas do que você tem a oferecer com a necessidade de cada um. 

Isto é, só depois de ter realizado essas atividades, será possível extrair da sua base, uma lista detalhada desses novos contatos.

E quando ela estiver com um número bem razoável de nomes, de telefones, de e-mails e de endereços, aí sim passe para o planejamento, pense em estratégias, em abordagens, estipule metas, prazos, monte um cronograma e parta para a prospecção de novos clientes.

Veja como prospectar novos clientes em 5 passos

1- Defina o perfil do cliente que deseja prospectar

Sair entrando em contato com qualquer um ao realizar a prospecção de novos clientes por telefone não vai te trazer resultado algum. Por isso, é importante antes de qualquer ação, traçar o perfil de cliente (pessoa física e/ou jurídica) que você deseja prospectar. 

Busque por dados e características que são comuns aos clientes que estão atualmente na sua base e estão ativos. Informações como: porte, segmento, faturamento e mercados podem ser verificadas quando relacionadas ao negócios B2B. Já para atuação direta com o público final (B2C), dados como por exemplo: idade, estado, cidade, interesses pessoais, perfil de compra são mais indicados. 

Portanto, com tudo isso em mãos, você conseguirá definir um perfil  de novos clientes para prospectar. Além de poder segmentar por rentabilidade para priorizar quando for fazer a prospecção de leads.

2- Estude mais e se atualize 

Saber sobre o que você está vendendo é o mínimo que um vendedor pode fazer, não é mesmo? Mas, muitas vezes achar que já sabe tudo pode ser um grande problema! 

O que geralmente ocorre é que o vendedor de tanto atender e falar sempre as mesmas informações, ele já não presta mais atenção pois ele já sabe as falas de cor. E, todo o atendimento entra no modo automático e acaba seguindo um roteiro pré programada para atender todo mundo de forma igual. 

Entretanto, uma forma de se atualizar sobre a empresa, sobre os produtos e os serviços é montar uma nova apresentação de tempos em tempos.  Isso permitirá que você tenha novos insights e argumentos de venda na hora de prospectar novos clientes.

Assim, ao refazer seus materiais e portfólios de venda, você vai estar estudando e criando novas abordagens para a prospecção dos clientes de forma natural e eficiente. 

Uma vez que você está estudando sobre a empresa de novo, vale também pesquisar sobre o mercado. Pois, pode acontecer de você focar na venda de algum produto/serviço que o seu público não têm interesse no momento. E, você pode estar perdendo a oportunidade de oferecer o que seus clientes realmente precisam mas não sabem.

3 – Prospectar clientes novos através das redes sociais

Utilizar o inbound marketing e as redes sociais como estratégia de Marketing pode ser certeiro na conquista de novos clientes. Por exemplo, envio de e-mails, disponibilizar landing pages no site com formulários para que os prospects preencham com nome, e-mail e telefone pode ser um passo importante. 

Ao passo que, quanto mais informações detalhadas você conseguir sobre essas pessoas, mais fácil será elencar as mais promissoras para colocar em sua lista de novos clientes a prospectar.

4 – Seus atuais clientes podem te ajudar na busca por novos contatos

Você também pode pedir indicações de clientes novos aos seus atuais clientes atuais. Ao mesmo tempo que,  descobrir quais são os concorrentes diretos dos seus atuais clientes também pode ajudar.

5 – Networking e a prospecção de novos clientes

Com certeza você tem aquela lista de ex-clientes que já não compram com a sua empresa há muito tempo. Mas, ao tentar entrar em contato com eles, você pode estreitar as relações novamente.

Outra forma de manter o networking é ir a feiras de negócios, congressos, palestras e eventos em geral que possam vir a interessar o perfil de cliente que você definiu.

Agora você já conhece os 5 passos

Depois que você estudou, elaborou novos materiais de venda e está com seu repertório cheio de novas argumentações é hora de agir.

Não se esqueça de definir as metas que deseja atingir ao prospectar novos clientes. Porque ter isso em mente vai te ajudar muito a manter o foco. 

Ao seguir os nossos passos de como realizar a prospecção de novos clientes, saiba também que é importante checar a sua performance a cada semana. Verificar  a tempo o que deu certo, o que pode ser melhorado e o que não funcionou vai fazer com que o seu trabalho seja muito mais assertivo.

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