Primeiros passos para um bom planejamento de Marketing Digital

Primeiros passos para um bom planejamento de Marketing Digital

O departamento de marketing tem se tornado cada vez mais importante e estratégico dentro das corporações em geral nos últimos tempos. Segundo pesquisa do SEBRAE, grande parte das empresas que quebraram nos últimos anos não possuíam um plano estratégico de marketing definido para guiar suas ações e métricas de vendas, e isto realmente pode ser um grande diferencial e – arriscamos dizer – talvez a peça chave para o sucesso do seu negócio. Relembrando a famosa frase do personagem do Gato em Alice no país das maravilhas “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Parece muito óbvio? Então porque tantas empresas hoje não possuem um plano de marketing definido para guiar seus passos diariamente?

O que entendemos é que muitas vezes não é possível prever alguns percalços no caminho… ações externas e não controláveis do mercado, economia, governo, mudança de leis, entre outros, que podem afetar diretamente nosso negócio e às vezes até um setor como um todo, mas ter uma direção ou a clareza sobre ela com certeza fará com que a tomada de decisão seja muito mais rápida e eficiente para ajustar o trem nos trilhos novamente.

Para empresas que estão começando ou que ainda não tem clareza sobre como começar a desenvolver um planejamento de marketing digital, iremos passar alguns pontos básicos para definir os primeiros passos deste plano que com certeza irá ajudar a sua empresa a buscar a estratégia mais adequada às suas necessidades e ao seu modelo de negócio.

Análise do cenário atual e resultados dos últimos 12 meses

Faça um levantamento simples dos itens abaixo:

  • Quais estratégias estão sendo usadas por sua empresa para a venda de seus produtos ou serviços?
  • Quais os tipos?
  • Qual o investimento em cada uma delas?
  • Qual retorno sobre o investimento?
  • Qual o ciclo de vendas de seus produtos / serviços?

Lembre-se de considerar todos os recursos e custos envolvidos desde a prospecção até o fechamento da venda ou projeto! Caso sua empresa ainda não esteja investindo em marketing digital e não seja possível mensurar estes dados, busque informações sobre cases de mercado que estejam relacionados ao mesmo perfil de sua empresa ou de seu perfil de cliente, assim como seus concorrentes, e grandes players de mercado.

Análise de público alvo e Tendências de mercado

A forma como as pessoas adquirem produtos e serviços mudou muito e o marketing digital surge a partir destas novas tendências! É muito importante entender qual o perfil de compras do seu público alvo e públicos em potencial pois esta informação vai definir a forma como você irá chegar a este público e chamar a sua atenção.

Quais informações e produtos seu público está consumindo agora? De que forma ele prefere adquirir estes produtos ou serviços? Estas pesquisas serão muito importantes para que o marketing passe a criar estratégias e conteúdos que realmente agreguem à realidade e expectativas deste público, utilizando os veículos certos para alcançá-los, transformando-os em clientes!

As empresas devem estar muito atentas às perspectivas e novas tendências de mercado em relação aos seus produtos e serviços, pois existe uma volatilidade muito maior em relação ao seu mercado com o surgimento de novas tecnologias a todo instante, e por isso a importância de estar sempre a frente sobre tudo o que acontece ao seu redor.

Defina quais resultados quer ter e aonde quer chegar

Saber onde quer chegar e definir em detalhes os resultados esperados são essenciais para que a organização possa planejar quais serão os investimentos e recursos destinados a estratégia de marketing digital para a área de vendas! É possível definir quanto esperar de crescimento de cada estratégia de marketing que será implementada, como exemplo:

  • – Ganho de 50% de visibilidade com atividades do Blog.
  • – Aumentar 300% dos leads (possíveis clientes).
  • – Aumentar em 40% as vendas do produto A.
  • – Aumentar número de agendamentos e visitas dos vendedores em 30%.
  • – Aumentar engajamento com público em 60% em mídias sociais, etc.

As definições de investimento e conversão auxiliaram muito sua empresa no planejamento do orçamento para o plano de marketing por um período determinado. Quanto mais investimento feito de maneira correta e planejada maior serão os resultados e conversão de vendas da sua empresa, ganho de popularidade e credibilidade nos diversos canais administrados pela equipe de marketing pois as decisões sobre as ações adotadas terão o embasamento correto e guiaram a empresa para um planejamento muito mais eficiente.

Quer saber mais sobre as estratégias e ferramentas que o marketing digital oferece para sua empresa? Busque uma agência de marketing especializada, pois ela te auxiliará nos passos seguintes trazendo resultados muito mais rápidos e a um custo menor!

 

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