Pré-vendas: como implementar na minha empresa?

Pré-Vendas é um departamento de grande importância e que vem ganhando espaço dentro das empresas. Afinal, estruturar uma área de Pré-vendas é uma ótima solução para quem busca aumentar a forma de gerar receita através de um funil de vendas mais eficiente. 

O processo contínuo proporciona melhores resultados no processo. Ou seja, da prospecção até conhecimento mais aprofundado sobre os leads para a elaboração de rapport assertivo.  

Se você tem interesse em saber mais sobre a implantação da área de Pré-Vendas em uma empresa, então acompanhe o artigo.

Pré-vendas proporciona informação de qualidade

Hoje em dia, para conseguir boas oportunidades de negócio, é necessário obter dados de qualidade. Dessa forma,é possível saber as necessidades de cada lead e abordá-lo de maneira correta. 

Através da prospecção ativa, a área de Pré-vendas consegue reconhecer se o lead tem fit com a solução oferecida, além de colher dados importantes para a construção dos argumentos de venda.

Ao adotar essa forma de abordagem, é possível diminuir o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), uma vez que os esforços serão focados na qualidade do lead, aumentando potencialmente as chances de fechamento de venda. 

Vantagens de ter um pré-vendedor

Ao montar um time de pré-vendedores, é possível obter várias vantagens. 

Adotando a prospecção ativa, é mais fácil acompanhar o perfil do lead que avança na jornada comercial, pois o pré-vendedor fez a qualificação correta de leads. O que pode aumentar significativamente a taxa de conversão de vendas.

O trabalho realizado pela área de Pré-Vendas otimiza o trabalho do time de vendas, pois somente leads com perfil ideal de compra alcançam os vendedores.

Como montar um bom time de Pré-vendas?

Para montar um time de Pré-Vendas de qualidade é importante se atentar ao perfil de profissional ideal para trazer os resultados esperados. 

Mas, para que seja possível ter um time de alta performance é preciso tempo. Afinal, para que os pré-vendedores alcancem o máximo desempenho leva um certo tempo.

O ideal é acompanhar o time através de indicadores para que seja possível analisar que traz resultado e o que não é eficiente.  Fazendo isso, torna-se mais fácil ajustar a estratégia sempre que necessário para alcançar os resultados.

Outro ponto importante é avaliar o perfil e a forma de abordagem dos profissionais da área de Pré-Vendas. Portanto é importante testar, analisar e  determinar o que realmente está de errado.

Para que você tenha o controle, faça pequenas mudanças e testes de maneira isolada e aos poucos. Afinal, se você fizer muitas mudanças ao mesmo tempo, será difícil identificar o que realmente está causando o problema. 

Perfil ideal de um pré-vendedor

Antes de montar o time do sonhos, é preciso que a empresa deixe bem claro qual é o papel daquele profissional e qual seu real impacto nos negócios.  Mostrar aos profissionais envolvidos o quanto eles são importantes para a conquista de bons resultados para a empresa, fará toda a diferença. 

Ao acreditarem no projeto e sentirem que fazem parte de um propósito maior, eles  entenderão que fazem parte da missão da empresa  e se sentirão mais envolvidos no processo como um todo.

Ao fazer isso, chega a hora de realmente definir o perfil ideal de um pré-vendedor que fará parte do seu time de Pré-Vendas.

Um bom profissional dessa área deve ser motivado. Afinal essa característica fará com que ele não perda o foco dos seus objetivos e conquiste sempre bons resultados. 

Outra qualidade importante é ser comprometido com resultados. O profissional que apenas realiza o processa mas não se atém ao impacto final da jornada, dificilmente renderá boa performance. 

Ser resiliente também é extremamente importante. Afinal, o trabalho de um pré- vendedor demanda muito esforço, além de ser repetitivo. Levar muitos “nãos” fazem parte do trabalho e isso não pode desmotivá-lo.

Vale destacar também a questão do volume de trabalho. A área de Vendas depende do sucesso do pré-vendedor. E, para que ele gere boas oportunidades de negócio, ele precisa lidar com um volume muito alto de tentativas de qualificar os leads corretamente. 

Conclusão

Como você pode notar, a área de Pré-Vendas é muito importante para as empresas e fazer a implementação deste departamento pode fazer toda a diferença no negócio. 

Por fim, procure montar um time de excelentes profissionais, afinal eles que pouparão o os vendedores/consultores a tentar vendar para quem não quer comprar a sua solução.Para continuar acompanhando nossos posts, basta acessar nosso Blog Nerus e tenha acesso a artigos exclusivos! Nós da Nerus Sales também podemos te ajudar a montar o seu time de prospecção e vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

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