Outbound Sales: por que usar este modelo para gerar mais vendas?

Método de vendas focado na prospecção ativa de clientes, o Outbound Sales permite que o vendedor tenha o primeiro contato com o seu prospect. Portanto, torna-se mais efetivo para empresas que possuem alto valor de ticket médio ou que oferecem soluções consideradas mais complexas.

Sabemos que o processo de vendas é crucial para o sucesso de uma empresa sendo que uma das metodologias mais utilizadas no mercado é o Outbound Sales.

Neste post vamos falar sobre este modelo e seus benefícios, a fim de mostrar o por que usar este modelo para gerar mais vendas na sua empresa!

Mas afinal o que é Outbound Sales?

Muitos conhecem por vendas ativas. É como o Outbound Sales também é chamado, sendo considerado um modelo comercial onde o vendedor é o responsável pelo primeiro contato com os possíveis interessados. E, assim conseguindo escolher leads mais qualificados baseados nos tipos de perfil.

Nesse modelo de Outbound Sales o cold call é bastante utilizado. Conhecido como ligações frias, o vendedor entra em contato com os clientes que ele acredita que tenham potencial de compra baseado em pesquisas feitas anteriormente. No entanto, geralmente é o primeiro contato que o lead tem com a empresa.

Quando Outbound Sales deve ser utilizado?

Há diversos cenários ideais para que Outbound Sales seja empregado e proporcione os melhores resultados. De maneira, que seja possível estruturar formas de conquistar e fidelizar os clientes através de ações proativas dos vendedores. Veja quais são:

Quando há segmento de nicho

Empresas que possuam atuação em um mercado muito segmentado, onde há pouco volume de clientes em potencial e que sejam identificados facilmente. Nesse sentido, é possível acelerar os resultados quando entram em contatos esses clientes e criam uma conexão e constroem um relacionamento de longo prazo por meio de ativações por telefone, visitas, etc.

Portanto, nesse caso o ideal é ir em busca dos potenciais clientes do que esperar eles entrarem no funil de vendas através do Inbound Marketing.

Quando a empresa oferece soluções de alto valor agregado

O Outbound Sales também é interessante quando as empresas que vendem produtos/serviços de alto valor agregado. Geralmente nos casos de B2B, consultorias de negócios, entre outros, esse modelo pode resultar em melhores resultados.

Visto que isso ocorre geralmente pelo comportamento do cliente quando precisa de algumas dessas soluções, acaba recorrendo às indicações ou através de empresas onde já existem algum tipo de relacionamento comercial.

Quando é possível gerenciar vários canais de vendas

Empresas que conseguem gerenciar vários canais de vendas e aquisição de clientes ao mesmo tempo são ideias para aplicar o Outbound Sales. 

Desse modo, os profissionais da área comercial ficam focados em um canal exclusivo, com o objetivo de garantir excelência nos tipos de abordagem, que muitas vezes são muitos diferentes um do outro.

Os benefícios do Outbound Sales

Ao adotar o Outbound Sales como modelo efetivo de negócios, existem alguns benefícios que as empresas com os perfis citados anteriormente podem ter, tais como:

  • Relacionamento mais próximo com o cliente

No Outbound Sales este relacionamento ocorre desde as etapas iniciais de contato, quando o cliente em potencial pode descobrir suas reais necessidades de compra.

O fato de ter este contato com o prospect em todos estágios da jornada de compra, torna possível conhecer mais profundamente sobre o mercado. E, isso muitas vezes torna-se decisivo no momento da compra. 

Sendo assim, tornando-se possível obter bons insights para a elaboração da estratégia comercial.

  • Personalizar a comunicação

Depois de entender sobre o perfil do potencial cliente por meio de informações captadas e análises desses dados, é no processo de Outbound Sales que é possível personalizar a comunicação com ele.

Nos casos de processos de vendas mais longos, a adequação da comunicação com o seu cliente pode ser o que ajudará a fechar o negócio. 

Além do que, o atendimento personalizado pode contribuir para a aceleração das etapas no funil de vendas de Outbound Sales, que geralmente é mais longo.

  • Resultados mais rápidos

Consideramos este um dos principais benefícios ao trabalhar com Outbound Sales. Dependendo do tempo de negociação, é possível alcançar resultados em um curto prazo.

Geralmente com o modelo de Outbound, em poucas semanas já se consegue fechar as primeiras vendas.

Em resumo, quando for aplicar o modelo de Outbound, ele deve ser bem estruturado para ser eficiente.  Podem surgir algumas dificuldades no processo, mas é possível mapear e corrigir. 

Somente através de um processo de vendas ativo e bem estruturado, é possível a sua empresa realmente crescer. Fale conosco e veja as opções para tornar o seu processo de vendas melhor!

About Nerus Sales