O follow-up está dentro do seu processo de vendas?

Você provavelmente já conhece o follow up, pois trata-se de uma das etapas mais importantes no processo de vendas. Porém, com tantos novos termos corporativos, às vezes pode ser um pouco difícil se manter atualizado.

O follow-up não se trata apenas de um estágio específico do processo de vendas, mas sim da fase em que  o vendedor pode perceber se o cliente está próximo para passar ao próximo passo do processo de venda.
Mas o que é Follow-up de vendas?

Na verdade o follow-up é quando o vendedor acompanha todos o processo da venda. A tradução de “follow-up” é “acompanhar”, ou seja é acompanhar e dar prosseguimento, continuidade ao relacionamento, negociação ou venda.

Principais etapas do follow-up de vendas

Cada empresa cria e desenvolve suas próprias etapas para o follow-up de acordo com as necessidade e particularidades. Entretanto, há etapas gerais que sempre vão estar presentes independente do tipo de negócio.

Acesso às informações

Possuir um banco de dados completo com as informações mais relevantes dos leads como: nome, e-mail, em qual etapa do funil de vendas eles se encontram, é fundamental para começar o processo. No mercado há disponíveis diversos sistemas que automatizam a busca e o controle de dados, como os CRMs, por exemplo.

A organização e o acessos a esse dados são muito importantes pois a abordagem no follow-up dependerá da fase em que aquele lead está dentro do funil, por isso, o vendedor responsável pelo contato precisa saber exatamente em qual etapa está.

Primeiro contato

Depois que o lead fornece seus dados para contato e entra para a base, ainda sim a empresa ainda não tem muitas informações sobre suas dores, seus objetivos e o que o levará a concretizar ou não a compra.

É nessa fase que você descobrirá se seu produto ou serviço irá resolver o problema do lead. Dependendo do tipo de serviço, esse primeiro contato é bom para oferecer um teste grátis do serviço, por um período determinado.

Cadência no funil de vendas

Quem for o responsável pela realização do follow-up, nunca deve esquecer que o objetivo é fazer com que o lead passe as etapas e seja conduzido até o final do funil de vendas. Nesse caso, é importante sempre ao final de cada contato, manter uma conexão e marcar uma reunião ou deixar uma ligação agendada. Pois o contato com o cliente não pode ser perdido no meio do processo. 

Contudo, para conseguir a aceitação do potencial cliente é necessário entender a fundo a principal necessidade, que deve ser feito na etapa de contato. Os detalhes de cada cliente são importantes para que seja possível elaborar uma proposta comercial completa.

Follow-up pós-venda

A venda foi concretizada? Ótimo, mas não é por isso  que você vai esquecer esse cliente. O follow-up pós-venda é primordial para entender como foi a experiência do consumidor com a empresa, como ele foi atendido, se ele está satisfeito com a compra, se precisa de algum suporte e se há sugestões de melhoria.

Fazer isso mostra para o cliente que o objetivo da empresa vai além apenas de obter lucro, mas sim de garantir a satisfação de seus clientes e desenvolver um bom relacionamento com ele.  

Conclusão

Podemos dizer que o follow up é uma prática essencial nos processos de vendas das empresas, independente do segmento em que ela atua e se trabalha com B2B ou B2C. É através desse estágio que é possível estreitar o relacionamento da empresa com seus clientes. Além de ajudar na identificação de erros e problemas nas etapas dos processos e encontrar soluções dinâmicas e assertiva, que ajudem na tomada de decisão.

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