Coronavírus – 7 formas de manter as vendas em período de crise

Sabemos que com as restrições de deslocamento impostas pela quarentena para evitar o contágio com o novo coronavírus, as empresas têm mostrados grande preocupação sobre como irão manter suas vendas com a redução significativa de de vendas e consequentemente de faturamento.

Com a pandemia do COVID-19, grandes negócios estão sendo impactados, mas ainda existem formas para manter as vendas de produtos e serviços. Veja 7 formas de manter as vendas de seus produtos e serviços neste período de crise:

1 – Pense em outras formas de venda

Nesse momento é importante manter contato direto com os funcionários. Deixe claro as novas diretrizes da empresa, as estratégias para o período e quais as novas medidas de segurança precisarão ser adotadas. Permita que as equipes participem e deixem suas sugestões em caso de novas ideias de formas de trabalho e novas formas prospectar clientes. Nesse momento todos devem trabalhar ainda mais juntos para a conquista dos resultados. 

2 – Comunique seus clientes e se aproxime deles

Após os funcionários, os próximos a serem comunicados são seus clientes. Entre em contato de todas as formas para garantir que todos fiquem cientes e deixe claros as novas formas de atendimentos durante o período de crise. 

Aproveite para se aproximar ainda mais do seu cliente e reveja o seu modelo de negócios e busque novas formas de entregar produtos e agregar valor.

Ofereça novos serviços e novas condições de pagamentos. Caso você não entregue à domicílio, está na hora de pensar a respeito. 

 3 – Explore a divulgação nos meios digitais 

Agora é o momento de reforçar a divulgação dos seus produtos/serviços nos canais online. E, o alcance provavelmente será maior e mais barato. 

Faça um bom planejamento de marketing digital e explore as redes sociais da marca e procure ver quais são as necessidades dos seus clientes neste momento. Utilize também o whatsapp para realizar atendimentos e esclarecer dúvidas.

4 – Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes

Para que seu cliente continue comprando de você, é importante deixar claro quais as medidas de saúde e segurança sua empresa está tomando. Avise sobre o uso de material de limpeza e itens de proteção usados pelos funcionários (máscara e luvas) se for o caso. Se houver atendimento em horários específicos para evitar a aglomeração, não deixe de comunicar. O cliente precisa estar ciente para que confie em comprar com você.    

5. Veja as novas necessidades e hábitos de consumo

As novas necessidades e hábitos de consumo dos clientes criam oportunidades de inovação para os seus negócios. Reveja seu portfólio de produtos/serviços e aproveite este momento para inovar em torno de oportunidades que surgirem. Saber fazer a gestão do tempo é tão importante quanto vender

Portanto, fique atento aos comportamentos que provavelmente irão persistir além da crise e aos novos que ressurgirão para novas realidades de mercado. Porque o que sabemos é que com certeza  haverá aumento de consumo online de produtos e serviços e é importante que você esteja inserido nesse contexto.

6 – Considere terceirizar a equipe de vendas

Todo período de crise exige cuidados com os custos de operação tendo em vista que a economia passa a ser afetada rapidamente. A terceirização da equipe de vendas pode ser uma boa opção, tendo em vista que haverá redução de custos fixos com a área comercial. 

Com a contratação de uma empresa terceirizada o único foco será em vender, pois você consegue colocar mais vendedores na rua e com maior rapidez. Mas, busque por  uma prestadora de confiança e que tenha boa representatividade nacional, assim sua empresa pode ter vendedores em várias regiões do país com muito mais facilidade.

7 – Faça um planejamento para o fim da crise

Até o momento estima-se que os impactos da pandemia nos negócios não devem ultrapassar 4 meses. Porém, como tudo ainda está muito incerto, o ideal é começar desde já a planejar o futuro do negócio após esse período de crise. Tente manter o quadro de funcionários e estimule-os a utilizar esse tempo para atualizar a base de  clientes, realizar treinamentos e aprimorar habilidades, pensar em novas formas de vendas para que estejam preparados para quando houver a recuperação e estabilizando das atividades. 

Cada segmento terá seu período e velocidade de recuperação, por isso planeje a sua estratégia, trilhe novos caminhos e tente manter a saúde da empresa. A Nerus Sales pode ajudar a sua empresa a enfrentar esta crise, clique aqui para entrar em contato e saber mais.

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