Como acelerar as vendas com Outbound

Por conta da era da tecnologia, os hábitos dos consumidores mudaram muito nas últimas décadas e as empresas foram obrigadas a renovar maneira como se relacionam com o seu público. Algumas estratégias que já são conhecidas, hoje em dia ainda são bem utilizadas mas de uma maneira diferente e com um nome diferenciado: vendas com outbound marketing.

Outbound é um método de prospecção ativa para alcançar potenciais clientes com perfil ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros que se adaptam melhor à solução oferecida. Por ser uma estratégia de grande impacto, os resultados normalmente são alcançados a curto prazo com a abordagem mais direta.

Crie um mailing confiável

Nas vendas com outbound, como em qualquer outra estratégia de marketing, é necessário que você conheça bem o seu público alvo.

Crie uma lista sólida com os contatos do seus possíveis clientes, que de alguma forma mostraram interesse pelo seu o que você tem a oferecer, seja um produto ou serviço.

Dica: Faça várias listas de contatos de acordo com cada objetivo, não se esquecendo de considerar em qual etapa o lead está na jornada de compra. 

Prepare seu time

Sua equipe de vendas deve estar treinada para poder conduzir o processo de venda da melhor maneira até o fechamento do negócio. Por isso, é importante que os treinamentos tenham foco em estratégias para alcançar os objetivos definidos pela empresa naquele momento.

Ao contratar as pessoas para sua equipe, tenha cuidado. Selecione profissionais que demonstrem ter as habilidades que se adequem a cultura da empresa e ao segmento do negócio. 

Se planeje e saiba definir as ferramentas corretas

Sabemos que o sucesso dependente de um conjunto de fatores, certo? Por isso, de nada resolve ter uma equipe treinada e alinhada aos propósitos da empresa, se os processo são desestruturados. Nesse caso, as ferramentas de gestão podem ser uma ótima opção para aumentar a produtividade e realinhar as estratégias, de forma mais efetiva.

Você já deve ter ouvido falar em CRM. Ele nada mais é do que uma ferramenta que permite organizar todas as informações importantes dos clientes em uma única plataforma. Assim, as equipe envolvidas em todos os processo de vendas, podem ter uma visão ampla dos contatos em geral, como telefone, e-mail, aniversário, quantos contatos já realizou com a empresa etc. 

Analise e defina as melhores estratégias

Com seu time preparado e a sua base de dados organizada, você terá mais facilidade para identificar quais ações são mais adequadas para o seu público.

Perceba em qual etapa da jornada de compra que o seu lead está, e defina a melhor estratégia. Dependendo do perfil do seu público, pode ser que estratégias mais “agressivas”, como contato via telefone, seja mais assertivo.

Para inúmeros segmentos de empresas B2B, com certeza  a prospecção outbound traz resultados expressivos a um custo relativamente baixo. Quando executado de forma correta, permite que a sua empresa cresça de forma escalável.

Para quem está começando e não tem muita experiência, uma boa alternativa é terceirizar e contratar empresas especializadas em prospecção, que poderão aplicar as práticas mais eficientes para alavancar as vendas da sua empresa

About Nerus Sales