Capacitação da equipe de vendas: conheça 5 erros

Treinamentos focados na capacitação em vendas são essenciais para o sucesso da sua equipe, e sabemos que obter resultados eficazes nesta ação nem sempre é tarefa fácil.

Isso se dá ao fato de que muitas empresas cometem vários erros ao aplicar treinamentos principalmente quando focados para a performance do time de vendas

Os programas de capacitação em vendas quando são aplicados de forma equivocada certamente não irão gerar bons resultados.  Veja a seguir por que cometer esses erros podem arruinar o desenvolvimento dos vendedores e descubra como evitá-los a fim de garantir e capacitações eficientes na organização.

1º – Aplicar o treinamento sem objetivo pré-definido

Fazer o planejamento, definir os objetivos e determinar os resultados esperados são fundamentais para que o treinamento seja eficaz. Treinamentos que são aplicados sem motivos específicos, sem detalhamento das ações, às pressas, dificilmente darão o retorno equivalente ao investimento. 

2º – Não realizar pesquisas sobre os possíveis treinadores

A escolha do profissional que ministrará o curso é tão importante quanto o próprio conteúdo. Faça busca por profissionais que possam de fato gerar conhecimento aos participantes. Portanto, antes de escolher, faça pesquisas sobre o currículo dele e busque por indicações de empresas que ele já prestou serviço para poder checar seu profissionalismo e competência.

3º- Não considerar conteúdos que envolvam a prática

Para alguns treinamentos específicos, a parte prática é fundamental para que os vendedores possam absorver o conteúdo e testar o que aprendeu. O programa de capacitação deve conter não somente conteúdos teóricos mas também é preciso ensinar  na prática.

4º – Não colocar em prática o que foi ministrado

Um dos erros mais comuns ao se aplicar treinamentos é que após a capacitação ser realizada, ela não é aplicada no dia a dia. Isso gera uma imagem ruim pois os gestores acabam vendo pouquíssima ou quase nenhuma efetividade nas capacitações de vendas. Logo após o treinamento, é importante que o gestor incentive os vendedores a colocarem na prática o que aprenderam. Com o tempo o novo conceito vai se tornando mais natural e entra no fluxo normal dos processos e atividades.

5º – Não medir os resultados da capacitação

Para que os objetivos voltados para a área de vendas sejam alcançados, é preciso que você avalie periodicamente a performance  da sua equipe e mensura os resultados. Para que isso aconteça, vale planejar minuciosamente, incluindo as metas, os objetivos e as métricas a serem utilizadas. 

Agora que você já sabe quais o 5 erros que devem ser evitados, capacite sua equipe de vendas, utilize ferramentas para acelerar o processo de vendas e acompanhe o desempenho e evolução do seu time.

Clique aqui para baixar nosso e-book Ferramentas Ideais para Acelerar seu processo em vendas.

About Nerus Sales