10 Filmes que todos da área de vendas deve assistir

Aprender e ampliar os conhecimentos é sempre importante, principalmente se você atua na área de vendas, que é um mercado em que é sempre bom se manter atualizado. 

Mas o processo de aprendizagem não precisa ser focado somente através de escolas e cursos. 

Uma maneira mais leve e lúdica de aprender é através dos filmes, sejam eles de ficção ou baseados em histórias reais.  Nada como diversificar a forma de adquirir conhecimento para que você esteja sempre estimulado a aprender.   

Se interessou mas não sabe quais filmes assistir? Fique tranquilo! Listamos 10 filmes com temática sobre vendas que ensinam através de situações diferenciadas, insights e técnicas de vendas para capacitar seu time comercial.

Carros Usados – Used Cars (1980)

Nesse filme de comédia, o personagem principal é um vendedor de carros usados que quer juntar dinheiro para concorrer ao Senado. Um retrato do vendedor canastrão e pilantra  que faz tudo pelo sucesso. Apesar de ser um filme da década de 80, Carros Usados é uma opção para aprender a não usar jargões antigos de vendas e um comportamento exagerado.

O sucesso a qualquer preço – Glengarry Glen Ross (1992)

“O sucesso a qualquer preço” é um filme clássico sobre vendas. Uma corretora de imóveis que está passando por um período de crise, e seus vendedores percebem que precisam descobrir como vender mais para manter seus empregos. Como forma de motivação, o novo chefe promete dar ao melhor vendedor um Cadillac Eldorado, um conjunto de facas para churrasco para o segundo colocado e a para para quem ficar em terceiro, resta a demissão. Conseguem imaginar o cenário? O filme muitas estratégias e maneiras de como enfrentar e superar uma crise.

Jerry Maguire (1996)

Esse é um dos mais conhecidos filmes sobre negócios e empreendedorismo. “Jerry Maguire” trata-se da história de um agente esportivo (Tom Cruise) que acaba perdendo o emprego depois de defender o que achava mais correto sobre o tratamento dos atletas.  Ele resolve abrir sua própria empresa de agenciamento de atletas e com apenas um cliente em sua carteira e uma parceira de negócios, ele faz de tudo para fazer acontecer. Filme cativante e inspirador para todos da área de vendas, mas principalmente para gestores e líderes.

O Senhor das Armas – Lord of War (2005)

No papel principal interpretado por Nicolas Cage, “O senhor das armas”  conta a a história de Yuri Orlov, um vendedor de armas. Yuri começa vendendo armas de forma tímida no bairro onde mora mas que acaba se tornando um dos maiores negociadores de armas, que se envolve com figurões da guerra na África e os governantes. A grande de questão do filme é a ética em relação à venda de armas como qualquer outro negócio. Os conhecimentos e ótima habilidade em negociar de Yuri podem ser bem parecidas com as de qualquer vendedor, porém o objetivo é bem impactante. 

À procura da felicidade – The Pursuit of Happyness (2006)

Grande sucesso do cinema, “À procura da felicidade”, conta a história de Garner (Will Smith), que após enfrentar muitos desafios e grandes momentos de dificuldade financeira, prova que com esforço, foco, resiliência e dedicação é possível conquistar seus sonhos e objetivos. 

O amor e outras drogas – Love & Other Drugs (2010)

Baseado no livro “The Evolution of a Viagra Salesman”, de Jamie Reidy, o filme narra a história de um vendedor que após ser demitido de uma loja, muda de segmento e começa a trabalhar como vendedor na indústria farmacêutica. Com estratégias mais agressivas, ele é obstinado e se tornar o vendedor número 1 da companhia. Estrelado por Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway, “Amor e outras drogas” é uma comédia romântica, com muitas lições de vendas.

O homem que mudou o jogo – Moneyball (2011)

Baseado em uma história real, o filme fala do treinador Billy Beane (Brad Pitt), que consegue com poucos recursos mudar a história do seu time. Nesse filme é possível ver como estudo, conhecimento e preparo são fundamentais para o sucesso do negócio. 

O Lobo de Wall Street – The Wolf of Wall Street (2013)

Vencedor do Oscar, estrelado por Leonardo DiCaprio e dirigido por Martin Scorsese, “O Lobo de Wall Street” conta a história de Jordan Belfort, sobre seu emprego em Wall Street e sua jornada até se tornar milionário após ter seu próprio negócio. As motivações do líder mostradas no filme são questionáveis. Entretanto, o entusiasmo de um líder que realmente acredita na empresa, transfere essa confiança para seu time.

Joy: O nome do sucesso – Joy (2015)

Biografia mais que inspiradora, “Joy: o nome do sucesso”,  narra a jornada da empresária Joy Mangano, interpretada no filme por Jennifer Lawrence. Mãe solteira, que enfrentou diversos problemas até chegar conquistar sucesso, se transforma em umas mais admiradas e criativas empreendedoras dos Estados Unidos. Vale a pena assistir pois é extremamente inspirador para área de vendas!

Fome de poder – The Founder (2016)

Além de contar como surgiu a rede Mc Donalds, Fome de Poder conta a história de Ray Kroc, um vendedor de máquinas para milkshake que viu potencial da pequena hamburgueria de dois irmãos e a transformou em um império.  A postura de Kroc no filme não é muito inspiradora porém vale a pena assistir pelas lições de empreendedorismo.

Gostou da nossa lista de 10 filmes que todas da área de vendas deve assistir? Que tal agora tirar um tempinho e escolher um deles para começar a aprender um pouco mais? Se prefere leitura, veja nosso artigo 10 livros que todo vendedor deveria ler.

About Nerus Sales