7 comportamentos inadmissíveis em vendedores

Você como vendedor sabe qual é o perfil profissional que o mercado exige? Um dos grandes desafios quando você está em busca de uma oportunidade é descobrir as características que podem te eliminar em um processo de seleção ou mesmo depois de aprovado, após meses dentro da empresa. 

Atualmente poucos profissionais realmente se dedicam a estudar habilidades técnicas e desenvolver competências comportamentais, atualmente conhecidas por soft skills. Há muitos vendedores despreparados, o que pode ser realmente fatal para a imagem dos profissionais da área de vendas, sem falar nos comportamentos que podem prejudicar as vendas também. 

Para te ajudar, hoje vamos abordar os 7 comportamentos inadmissíveis em vendedores que os líderes não toleram. 

O que manipula

Geralmente o vendedor com esse perfil possui ótima habilidade de relacionamento interpessoal com todos na empresa e sabe ser político e sociável. E ele pode até ter a imagem de uma pessoa competente, porém esse tipo de profissional só pensa no seus próprios objetivos e não mede muito esforço em manipular outras pessoas para alcançá-los. 

Caso o gestor não identifique rapidamente o vendedor com esse tipo de comportamento, o mesmo pode  causar grandes estragos e atrapalhar a performance do time de vendas

Com extrema variação de humor

A pessoa que logo no início da jornada de trabalho recebe alguma solicitação de tarefa ou chamado do líder, fica de mal humor e não sabe lidar emocionalmente com essas situações, são muito difíceis de lidar e dificilmente transmitem confiança. 

Mania de perseguição e paranóia

Há os vendedores que acreditam sempre que há alguém querendo prejudicá-los dentro da empresa e o impossibilitando de alcançar sua metas. Entretanto, esse tipo de comportamento de perseguição e desconfiança dos outros faz com que a pessoa perca grande parte do tempo de trabalho tentando se proteger de tudo e de todos, o que atrapalha a performance e implica nos resultados.

Dificuldade em trabalhar em equipe

O vendedor com esse perfil só pensa em alcançar seu objetivo individual e nunca se compromete com a meta da empresa. Um profissional que sabe trabalhar em equipe e ajuda os demais, além de deixar a equipe de vendas mais feliz e unida, é mais bem visto pelos líderes e provavelmente são os primeiros a serem lembrados em caso de promoção.

Quando falta bom senso

Sensatez está relacionada ao equilíbrio entre emoção e razão. Porque um profissional sensato que pensa sobre os seus atos, dificilmente vai passar por cima de ninguém.
O bom senso no ambiente de trabalho é importante desde ao escolher o que vai falar, até ao tomar decisões de maior impacto. Portanto, procure ponderar sempre sobre suas falas e suas atitudes. O vendedor que não possui bom senso causa desarmonia na equipe, e não é bem visto pelos próprios líderes.

O insatisfeito

Geralmente reconhecido como o que reclama de tudo, o vendedor insatisfeito adora apontar as falhas da equipe, da empresa, inclusive do chefe. O problema é sempre dos outros e ele nunca erra. Ao ser esse tipo de profissional, que acha que a empresa toda deve se adaptar a ele, viverá frustrado e além disso sempre será mal visto. Tendo em vista que ninguém tolera gente que só reclama e que acha que está sempre certa, mesmo quando não está.

Concluímos que alertando você sobre esses 7 comportamentos inadmissíveis em vendedores, você  seja cada vez mais um profissional cada vez melhor. Se você se identificou em uma ou mais características, aproveite o momento para buscar a mudança. Afinal nunca é tarde para se aprimorar como pessoa e como profissional. 

Caso você tenha interesse, nesse nosso post sobre os 10 livros que todos vendedor deveria ler, você também pode aprender ainda mais sobre como ter melhores insights e se um vendedor ainda melhor.  

About Nerus Sales