3 Dicas para usar o funil de vendas para B2B

O processo do funil de vendas B2B é ideal para conduzir seus clientes de outras empresas ao momento da decisão de compra.

O comprador B2B acaba passando por várias fases do ciclo de venda, desde o primeiro contato até a assinatura do contrato, as etapas podem ser bem longas. 

Mas com planejamento e as estratégias corretas, é possível acelerar todo esse processo e conseguir novas conversão em vendas. 

O que é o funil de vendas B2B?

Conhecido como o passo a passo dos compradores corporativos, consiste em uma pirâmide com vários estágios, onde mostra o caminho que o prospect percorre até se tornar um cliente, ou seja desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. 

Como o ciclo de vendas B2B é diferente do B2C, o ideal é sempre elaborar o seu próprio funil de vendas para conhecer melhor seus potenciais clientes e entender o comportamento deles em cada fase da jornada de compra.

Assim, é possível mapear cada passo do lead e adaptar suas estratégias de venda conforme necessidade para aumentar suas oportunidades de negócio. 

Para que você entenda um pouco mais sobre o funil de vendas em B2B, separamos 3 dicas para você começar a colocar em prática agora mesmo.

1- Planeje muito bem antes de agir

Um bom planejamento é fundamental alcançar os resultados esperados. Por isso, conheça bem o seu produto ou serviço para que você possa desenvolver as melhores estratégias e abordagens mais assertivas. 

Vale se aprofundar e saber mais sobre seus concorrentes também, pois é uma outra maneira de aprender mais e conhecer de fato o mercado em que está inserido.

Depois do levantamento das melhores abordagens, informações chaves sobre seus clientes e entendimento do mercado, é possível começar a pensar em colocar seu planejamento em ação com mais assertividade. 

2- Esteja preparado para se apresentar ao cliente

Saber quem é o seu verdadeiro e desvendá-lo é essencial para que haja êxito na negociação. Você vai ter contato com um assistente? Com um comprador? Com o gerente comercial? Não importa, você precisa saber abordar cada uma dessas pessoas de forma diferenciada. 

Conhecido como personas, cada contato seu dentro da empresa, é um cliente de certa forma. É através delas que descobrirá a  melhor de oferecer sua proposta. 

O ideal é manter contato regularmente com esses profissionais para que haja maturação no processo de compra.Sempre o aborde de forma consultiva, para entender melhor o que ele precisa e para você mostrar que seu produto ou serviço é a melhor solução.  

3- Quando for fechar a venda, seja claro

Depois que você já fez os contatos e abordagens necessárias, já forneceu todas as informações e esclareceu todas as dúvidas, é o momento de passar para a etapa de fechar o contrato. Porém, não se esqueça de alinhar todas as expectativas com o cliente.  

Tenha o histórico do que foi conversado até a fase final e faça um breve resumo e formalize. Coloque todas as informações discutidas de forma clara e coloque no contrato. Dessa forma, você e a empresa ficarão mais tranquilas quanto ao que foi acordado sobre valores, prazos etc. 

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